Imprimir
 

Utilização do aparelho, pelo menos uma vez por mês, é importante para a circulação do fluído

Além de garantir a qualidade do ar interno, a manutenção do ar condicionado assegura maior vida útil ao aparelho. Embora alguns cuidados devam ser tomados ao longo do ano, estas épocas mais frias são as mais indicadas para as revisões gerais. A opção pela realização do serviço no outono e inverno pode ser vantajosa pelo fato do uso do equipamento ser menos intenso.

- Neste período, há mais disponibilidade de técnicos do que no verão, quando eles geralmente estão com a agenda mais intensa, e o valor torna-se mais acessível. Além disso, ligar o ar condicionado nas estações mais frias também é importante para fazer circular o fluído - explica o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza.

O aparelho doméstico também exige a limpeza mensal do filtro, item que afeta diretamente na qualidade do ar interno. O indicado é retirar a peça, passar embaixo da água e recolocá-la. A ação evita que a poeira se insira na serpentina, exigindo posteriormente a necessidade de uma limpeza interna.

Já o engenheiro eletricista e proprietário da Air Clean, empresa associada da ASBRAV, Marcelo Sosti Pereira, relata que muitas empresas procuram pela limpeza do duto de ar condicionado central apenas no verão, enquanto o ideal também seria aproveitar o inverno.

- Poucas pessoas ainda solicitam a limpeza de dutos, a principal demanda é da área hospitalar que mantém uma frequência anual para a realização deste serviço. Geralmente, a principal preocupação é conferir se o aparelho está funcionando ou não, quando os consumidores deveriam estar atentos à manutenção regular - comenta.

Os benefícios da limpeza dos dutos são semelhantes aos da limpeza do filtro, garantindo a qualidade do ar em ambientes de grande circulação e maior vida útil da máquina. Pereira ressalta que um ar contaminado pode causar algumas reações em pessoas mais sensíveis, como mal estar e até mesmo sonolência.


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press

Imprimir