Imprimir
 

Dia da Liberdade de Impostos contou com ações em estabelecimentos comerciais e na plataforma digital na quinta-feira (1º/06)

Imposto não é brincadeira. Este foi o tema que orientou as ações realizadas ao longo de quinta-feira (1°/06), no Dia da Liberdade de Impostos (DLI), no Rio Grande do Sul e em mais 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. A CDL Jovem gaúcha, ligada a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, apoiou a mobilização, com ações em estabelecimentos comerciais e nas redes sociais.

O objetivo, de acordo com o coordenador da CDL Jovem no RS, Maurício Lourenço Antunes, é conscientizar a população para garantir apoio para pressionar o poder público, exigindo uma simplificação tributária.

- Através da mobilização presencial e na plataforma digital, apresentamos dados para que a população tenha conhecimento da alta carga de imposto paga por ela. Somente a sociedade unida pode garantir uma força política para exigir dos governos uma reforma tributária - considera.

Uma das principais ações ocorreu em Caxias do Sul, promovida pelos departamentos jovens da CDL e Sescon. Além de promover uma palestra durante a semana, as entidades realizaram uma mobilização em estabelecimentos comerciais, que utilizaram blecautes em forma de protesto. Já no shopping San Pellegrino, a iniciativa contou com a oferta de sucos de uva para os consumidores. A ideia foi ilustrar a quantidade de líquido que sobrava, com relação aos produtos adquiridos pelos clientes, caso fossem descontados os impostos.

O engajamento dos jovens empresários na mobilização é garantir ações efetivas que mudem a realidade enfrentada pelo setor, conforme aponta o coordenador da CDL Jovem no RS.

- Sofremos na pele a consequência da alta carga tributária e, se nós que somos organizados através da entidade não lutarmos pela economia do nosso município, estado e país, não vamos conseguir alcançar nossos resultados nunca - completa Antunes, que já planeja a ampliação das ações no estado para 2018.

O dia 1° de junho é escolhido por ser a data que representa simbolicamente a época do ano em que o contribuinte quita o pagamento de tributos, taxas e contribuições com o Estado. O Dia da Liberdade de Impostos é celebrado em todo o território nacional, visto que o Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo.


Autor: Francine Malessa. Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir