Imprimir
 

Artigo de Vitor Augusto Koch Presidente da FCDL-RS

As denúncias do empresário Joesley Batista (JBS), em delação premiada, são extremamente graves, se estiverem embasadas por gravações inequívocas.

O Presidente Temer deverá ter ampla oportunidade de defesa, a exemplo do que ocorreu com outras personalidades do mundo político brasileiro.

Devemos estar preparados para outra fase de dramatização exacerbada das relações políticas nacionais.

Nossas obrigações, como sociedade civil, neste momento, se concentram em duas frentes prioritárias.

- Insistir na completa apuração de ilícitos na gestão pública e exigir punição exemplar a quem for comprovadamente culpado.

Por mais simpatia que possamos ter por este ou aquele representante em governos e parlamentos, o momento é de dar um basta definitivo naquela velha e enganadora conversa de que “o fim justifica os meios”.

Isto não é e nunca será verdade em uma sociedade que busca se pautar pela ética.

Se não combatermos os germes patogênicos com uma assepsia total nas instâncias públicas do país, dos estados e municípios, o vírus da corrupção e da má gestão voltará a se propagar na primeira oportunidade.

Isto deve ser evitado a qualquer custo.

Outra, frente de prioridade é tão importante como a anterior.

- As reformas atualmente propostas pelo governo federal, especialmente no que se refere à evolução das relações trabalhistas e da previdência estão na direção correta para evitar o colapso nacional e construir um Brasil melhor e, por isto, devem ser mantidas, aprovadas, regulamentadas e implementadas o quanto antes.

Tais medidas não têm nenhuma relação com propinas ou ilícitos.

São temas fundamentais para o futuro do país e tem de continuar a serem encaminhadas por mais que esteja conturbado o universo político-partidário.

A única forma de se resgatar a credibilidade da classe política nacional, melhor é renovar, é fazer o certo, com planejamento, racionalidade e sem populismo, corrupção e antagonismos forçados entre forças partidárias, para evitar que a única entidade com credibilidade tenha que intervir na constituição.

Vitor Augusto Koch Presidente FCDL-RS


Autor: O mesmo
Fonte: Vitor Augusto Koch

Imprimir