Imprimir
 

Assunto foi debatido na Caravana AMRIGS, na sexta-feira (5)

Mesmo que não existam garantias de que a maior incidência de casos de câncer esteja relacionada diretamente ao uso intenso de agrotóxicos nas lavouras, essa hipótese não pode ser descartada. A preocupante conclusão foi trazida em mais uma edição do projeto desenvolvido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), cujo tema integra o projeto "Saúde Preventiva: Pratique Essa Ideia!", desenvolvido pela Associação. A Caravana AMRIGS, esteve em Dom Pedrito (RS), na última sexta-feira (05/05).

- Foi uma ótima oportunidade discutir o uso de agrotóxicos em uma cidade que tem a agricultura como uma das principais atividades econômicas. Queremos provocar uma reflexão junto à comunidade. Ao mesmo tempo que agricultura é uma das atividades mais fortes do estado, o modelo agrícola usado contém muito agrotóxico e, em muitos casos, usado de forma indiscriminada - alertou a bióloga, especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Saúde Coletiva e especialista em Direito Sanitário pela Unisinos, Vanda Garibotti.

Ela ainda acrescenta que a riqueza da cidade não pode ser um algoz e a intenção do encontro foi alertar para os critérios e prejuízos que essas toxinas trazem para as pessoas, não só colaboradores e funcionários que lidam diariamente com os produtos, mas para toda a população.

A médica especialista em Medicina Preventiva e Social, em Medicina do Trabalho e em Toxicologia Aplicada, Virgínia Dapper, reforçou que é indispensável debater o assunto.

- A cidade de Dom Pedrito, por exemplo, tem um alto índice de casos de câncer. Se está ou não relacionado, não se pode afirmar 100%. Porém, vários estudos já mostram que os agrotóxicos estão diretamente relacionados aos números elevados de câncer em diversos locais que utilizam esses produtos para espantar pragas na lavoura. Pesquisas internacionais revelam que crianças expostas ao agrotóxico podem apresentar problemas apenas na idade adulta - salienta Virgínia Dapper.

A Caravana AMRIGS é um evento voltado a profissionais da saúde e comunidade em geral. A programação em Dom Pedrito contou, ainda, com a apresentação do Grupo Médicos & Música.

A próxima edição da Caravana AMRIGS está prevista para 26 de maio, na cidade de Ijuí (RS). Os temas da palestra serão Gestão do risco e Qualidade Assistencial em Obstetrícia; e Nutroterapia na Prevenção e Tratamento do Câncer. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidos pelo telefone (51) 99331 7566, com Maria da Graça Schneider.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir