Imprimir
 

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas - FCDL/RS acredita em um crescimento no setor a partir de março

Enquanto a inflação vem baixando, a perspectiva de melhora do varejo está crescendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta a menor taxa para fevereiro desde 2000, com variação de 0,33%. Em comparação com o ano passado, a alta para o mês era de 0,90%. Na visão do consultor do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, a, a queda não está distante da variação de preços esperada como média mensal em 2017, no entanto, traz uma perspectiva positiva para o comércio:

- A inflação de 0,33% de fevereiro não está distante da variação de preços esperada como média mensal em 2017, que visa uma média de 0,37% ao mês. Porém, esse índice é positivo na medida em que preços estáveis facilitam as relações comerciais e aumentam a confiança geral da economia. Para o futuro, a expectativa é de uma melhora - explica.

Além de uma inflação mais baixa, outro fator é a medida do governo federal de liberar o saque das contas inativas do FGTS. A partir dessa providência, é possível ter uma ideia dos caminhos que o varejo pode percorrer nos próximos meses.

- Especialmente a partir de março, as vendas devem retomar um crescimento mais vigoroso por conta da medida do governo federal. Este fato impactará positivamente o consumo e poderá até acelerar um pouco a inflação, mas dentro de patamares saudáveis - aponta.

Apesar de um panorama otimista em relação ao futuro, o mês de fevereiro trouxe um crescimento aquém do esperado. Na comparação com o ano passado, as vendas aumentaram de 1,5% a 3%, com exceção do comércio de veículos e materiais de construção. O avanço não é visto com bons olhos pelo setor, em função dos baixíssimos níveis de consumos que predominavam naquela época.


Autor: Giovanni Andrade
Fonte: Play Press

Imprimir