Imprimir
 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participa de reunião entre governadores brasileiros e argentinos

Vitor Augusto Koch elogia a iniciativa que busca ampliar a participação dos dois países no mercado internacional.

Definir estratégias conjuntas para promover o desenvolvimento social, econômico e comercial do Brasil e da Argentina. Com este objetivo, governadores brasileiros e argentinos reuniram-se na sexta-feira (31/03), em Porto Alegre (RS), tendo como anfitrião o governador gaúcho, José Ivo Sartori. Autoridades e personalidades de diversos setores empresariais do Rio Grande do Sul, entre as quais o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, prestigiaram o evento, cuja solenidade de abertura aconteceu no Theatro São Pedro.

Abertura da reunião ocorreu no Theatro São Pedro

- Sem dúvida é uma iniciativa do governador Sartori que merece todos os elogios. É muito importante reforçarmos os laços comerciais com a Argentina, possibilitando que os dois países ampliem sua participação econômica no mercado internacional. O Rio Grande do Sul é um estado que reúne plenas condições de incrementar sua economia com o crescimento das exportações brasileiras. Além disso, é favorecido por sua proximidade com o maior parceiro comercial do Brasil no Mercosul - salientou o presidente Vitor Augusto Koch.

Presidente da FCDL-RS, Vitor Koch e o chefe da Casa Civil, Marcio Biolchi 

A Reunião de Governadores Brasil Sul e Argentina teve como primeira atividade o painel "História e Perspectivas das Relações Bilaterais Brasil e Argentina", fazendo um balanço dos trinta anos do processo de intercâmbio entre os dois países, e traçando um cenário para consolidar a integração e ampliar as relações de cooperação. Os painelistas foram o embaixador brasileiro, José Botafogo e o professor argentino e mestre em Relações Econômicas Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires, Jorge Lucángeli, com mediação do deputado estadual Ibsen Pinheiro.

Em seguida, ocorreu uma reunião fechada entre os governadores, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, na qual foi elaborada a Carta de Porto Alegre, documento final do evento. O encontro é o primeiro passo para colocar em prática o plano bilateral acordado pelos presidentes Michel Temer e Maurício Macri, em fevereiro deste ano, durante visita oficial do argentino a Brasília.


Autor: César Moraes. Coordenação: Marcelo Matusiak
Fonte: Imprensa FCDL/RS

Imprimir