Imprimir
 

Atividade ocorreu em diversos municípios da Fronteira Oeste e contou com a participação de líderes do movimento lojista e poder público

Um necessário realinhamento na forma como o poder público vem agindo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Esse foi o tom de uma série de encontros promovidos pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS e que resultaram em um roteiro de mais de mil e oitocentos quilômetros pela Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

A primeira parada foi em Alegrete, onde o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, esteve reunido com a diretoria do Centro Empresarial do Alegrete(CEA), liderada pelo presidente Deonir Martini. Após, houve uma reunião com empreendedores da cidade, com a presenças de nomes importantes do setor como o presidente do Grupo Pilecco Nobre, Onelio Pilecco; o vice-prefeito, Márcio Fonseca do Amaral; o secretário do desenvolvimento, Jesse Trindade Santos e vereadores.

- Analisamos a situação econômica e política do país, na expectativa de criação de soluções para a sustentabilidade das empresas, frente a corrupção endêmica e desorganização da gestão nacional que vem ocorrendo - afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O destino seguinte foi a cidade de Uruguaiana onde a entidade esteve reunida com a diretoria da CDL, liderada pela presidente Luciane Lopes. Na ocasião foram discutidas a dificuldade de competitividade imposta às pequenas empresas em razão do "Imposto de Fronteira" ou Diferença de ICMS na compra de produtos de outros estados.

Em Itaqui, a comitiva participou de reunião-almoço com a diretoria da CDL local, sob a liderança do presidente Olgair Pereira Palhaferro. O debate tratou sobre a organização de entidades e o real significado e importância do associativismo para solucionar problemas comuns aos empreendedores de pequeno e médio porte.

Já no município de São Borja, o grupo foi recebido pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de São Borja e pela CDL local, sob a gestão do presidente Pedro R. S. Quoos, e do Diretor de SPC, Pedro Bouchet. As duas entidades mantém uma consistente integração nas ações em prol do desenvolvimento da cidade.

- Tivemos excelentes notícias sobre a cultura do arroz, no aspecto da qualidade e da produtividade. Mais uma vez ficou comprovado que o agronegócio vem sendo o "porto seguro" de nosso estado e país - completou Koch.

As visitas também serviram para apresentar a líderes do movimento lojista e empresários avanços importantes no programa de gestão da Qualidade, o Qcomércio. A intenção foi mostrar a indiscutível importância dessa qualificação para o enfrentamento da atual situação investindo na melhoria de gestão e, consequente, geração de renda e empregos.

Acompanharam o presidente da FCDL-RS, o 1o vice-presidente, Fernando Luis Palaoro; o vice-presidente, Jorge Prestes Lopes; o diretor distrital, Clarindo Martins; o diretor da New PS- Agência Publicidade e Marketing, Pedro Pedro Enio Schneider e o superintendente da FCDL, Leonardo O. O. Neira. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press

Imprimir