Imprimir
 

Elas encaram o machismo e provam o quanto as mulheres são capacitadas

Elas são empreendedoras, casadas, mães e ainda buscaram mais um desafio: comandar uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no estado. Elas garantem que o machismo existe, mas que o trabalho diário ajuda a quebrar o velho pensamento preconceituoso de que as mulheres não conseguem comandar uma entidade do varejo. Com jogo de cintura e muito trabalho, elas conquistam seus espaços e mostram a força feminina no movimento lojista. As CDLs são afiliadas da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS.

- As mulheres são a base de quase todas as famílias. São elas que tomam as decisões em uma casa, desde a mais simples até as mais complexas. Elas exercem suas tarefas de maneira muito eficiente em seus empregos e merecem valorização. Os direitos das mulheres devem exaltados e o Dia da Mulher é apenas mais um dia de destaque ao sexo feminino - ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Presidente da CDL Jaguarão há oito anos, Maria Emma Mendes Lippolis tem 72 e trabalha no varejo desde os doze anos. A empreendedora relata que o machismo sempre existiu, mas que sempre demonstrou sua capacidade trabalhando e demonstrando que é tão profissional quanto qualquer homem.

- Eu trabalho a vida toda no comércio e mesmo assim existe machismo no meu mandato como presidente de CDL. Porém, eu mostro que tenho muita qualificação na rotina do dia a dia. Comecei a trabalhar com a questão do projeto das fronteiras gêmeas, que tem o objetivo de tornar o comércio nas fronteiras mais justo para o varejo gaúcho. Antes, ninguém teve coragem de enfrentar esse problema. Assim, vou mostrando minha força como mulher e como empreendedora - destaca Maria Emma Mendes Lippolis.

Em Dois Irmãos, a CDL do município é comandada pela empresária Margareth Spohr Finkler, presidente da entidade pelo segundo ano. Com 61 anos, ela admite que o pré-julgamento existe, pelo fato de ser mulher, mas afirma que consegue driblar o preconceito.

- Os desafios são muitos, sendo mulher e empreendedora, além de dirigente lojista. Aqui em Dois Irmãos o assunto começou a ser tratado com mais naturalidade, pois a atual prefeita da cidade é mulher, negra, separada e conseguiu se reeleger. O pessoal no comércio daqui já está bem ciente que nós, mulheres, estamos poderosas, como sempre fomos, aliás. Temos muitos aspectos favoráveis, pois conseguimos ter mais jogo de cintura, empatia. Também não fugimos dos problemas - salienta Margareth Spohr Finkler.

Na cidade de Uruguaiana, quem comanda a CDL é a empreendedora Luciane da Cunha Lopes. Presente na direção do movimento lojista há oito anos, assumiu como presidente em 2016 e afirma que ainda enfrenta a opinião machista dos homens quando o assunto é trabalho.

- Os empresários ainda têm opiniões muito machistas quanto às mulheres em cargos associativos. Demoram para se dar conta de que as mulheres podem ser dirigentes de CDLs com a mesma desenvoltura que eles. Eu digo sempre que nós fazemos as mesmas coisas que eles, ainda conseguimos cuidar da casa e sem sair do salto alto! Nos últimos anos, percebemos a diferença do empoderamento feminino. Antes, as mulheres que comandavam o negócio, mas o marido que participava do movimento lojista. O perfil vai mudando aos poucos - analisa Luciane da Cunha Lopes.

Seis entidades afiliadas à FCDL-RS são comandadas por mulheres. Além das CDLs de Dois Irmãos, Jaguarão e Uruguaiana, estão à frente do movimento lojista em Erechim, Igrejinha e Três Coroas, e Anta Gorda. Com trabalho e determinação, as mulheres do comércio passam por cima de qualquer preconceito, lutando por um varejo melhor para todos os comerciantes.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir