Imprimir
 

Fenômeno La Ninã não exerce mais influência no clima do Rio Grande do Sul

Caxias do Sul, 24 de fevereiro de 2017 – O clima do Rio Grande do Sul não sofre mais a influência do fenômeno La Ninã, que interferiu nas temperaturas e no volume de chuvas durante os últimos quatro meses. Segundo o estudo do mensal encomendado pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia (RGE), a previsão é de que março seja um mês elevada incidência de dias chuvosos. Se o prognóstico se confirmar, serão 21 dias de chuva. 

De acordo com o estudo contratado pelo COI, as águas do oceano na costa Oeste da América do Sul estão mais quentes do que o normal e isso dificulta o deslocamento das frentes frias do Pacífico para o Atlântico. Com essa configuração, as áreas de instabilidade ficam presas na região Central e Sul do país, no entanto, passam com mais rapidez pelo Rio Grande do Sul. 

Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais. Por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles: 

Pela internet: www.rge-rs.com.br

Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.

Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone. 

Dicas de Segurança 

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança: 

  • Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE. 
  • Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas. 
  • Afaste-se de janelas e portas metálicas. 
  • Evite os banhos nos momentos de tempestades. 
  • Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo. 
  • Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

Autor: Guilherme A.Z. Pulita
Fonte: Analista de Comunicação - Diretoria de Comunicação Empresarial

Imprimir