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O coordenador geral do órgão em Uberaba/MG explica que os uberabenses precisam de mais planejamento financeiro para não contrair prejuízos

De acordo com o relatório das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) Uberaba, do mês de agosto, o Setor de Atendimento ao Consumidor registrou 1.300 reclamações.

A maior parte das reclamações, cerca de 49,23%, ou seja, 640, foram referentes a assuntos financeiros. Para o coordenador geral do Procon, Sebastião Severino Rosa, o número é considerado muito elevado.

Consta ainda no relatório, que o Setor de Fiscalização e Pesquisas registrou 124 procedimentos com orientações e autuações por descumprimento da legislação consumerista.

Os fiscais do órgão realizaram pesquisas de combustíveis, na qual 62 postos foram visitados. Nas pesquisas de gás de cozinha e pão francês, 36 estabelecimentos foram visitados em cada setor.

As 80 decisões proferidas pelo Setor do Contencioso também foram citadas no relatório.

Empréstimos - Sebastião chama a atenção dos uberabenses para as empresas de empréstimos. Segundo ele, os empréstimos, sejam consignados ou não, e os cartões de crédito e cheques especiais estão tendo seus juros altíssimos. "É bom que o consumidor fique atento, ciente, faça um planejamento, para que, na hora de pagar o seu cartão, ele não deixe de pagar o valor total, e evite o chamado pagamento mínimo", explica.

O coordenador geral também ressalta que estão sendo realizadas abordagens agressivas na cidade, nas quais as financiadoras ‘atacam’ as pessoas oferecendo empréstimos fáceis, sem consulta ao SPC ou Serasa. Somente no mês de agosto, foram autuadas três empresas de empréstimo financeiro em Uberaba, uma vez que a prática de panfletagem desse tipo é proibida no município. "Tem financeira que empurra o dinheiro para o consumidor, usa estratégias para que a pessoa faça cada vez mais empréstimos", conta.

Dicas - "Eu recomendo que o consumidor sempre faça empréstimo do valor que ele realmente precisa, planeje as questões financeiras, não se deixe enganar, porque senão vira um círculo vicioso, a pessoa vai passar a depender de empréstimos, então precisa existir um planejamento. Tem que prestar atenção no número de prestações, o valor dos juros, das taxas e outros dados importantes. Peça para que o atendente explique absolutamente todas as condições do contrato. Eu aconselho as pessoas a anotarem tudo o que gastam durante uns dois ou três meses para ver como é a vida financeira dela, desde a prestação do carro, da casa, até o lanche que tomou ali na esquina. Pegue essas anotações e faça um planejamento. Pegar empréstimos do próprio banco onde a pessoa tem uma conta é mais fácil, fica mais simples de resolver algum problema se caso aparecer", indica.


Autor: Mônica Salmazo
Fonte: Jornal de Uberaba

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