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O coordenador geral do órgão em Uberaba/MG explica que os uberabenses precisam de mais planejamento financeiro para não contrair prejuízos De acordo com o relatório das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) Uberaba, do mês de agosto, o Setor de Atendimento ao Consumidor registrou 1.300 reclamações. A maior parte das reclamações, cerca de 49,23%, ou seja, 640, foram referentes a assuntos financeiros. Para o coordenador geral do Procon, Sebastião Severino Rosa, o número é considerado muito elevado. Consta ainda no relatório, que o Setor de Fiscalização e Pesquisas registrou 124 procedimentos com orientações e autuações por descumprimento da legislação consumerista. Os fiscais do órgão realizaram pesquisas de combustíveis, na qual 62 postos foram visitados. Nas pesquisas de gás de cozinha e pão francês, 36 estabelecimentos foram visitados em cada setor. As 80 decisões proferidas pelo Setor do Contencioso também foram citadas no relatório. O coordenador geral também ressalta que estão sendo realizadas abordagens agressivas na cidade, nas quais as financiadoras ‘atacam’ as pessoas oferecendo empréstimos fáceis, sem consulta ao SPC ou Serasa. Somente no mês de agosto, foram autuadas três empresas de empréstimo financeiro em Uberaba, uma vez que a prática de panfletagem desse tipo é proibida no município. "Tem financeira que empurra o dinheiro para o consumidor, usa estratégias para que a pessoa faça cada vez mais empréstimos", conta. Autor: Mônica Salmazo Fonte: Jornal de Uberaba |