|
|
82% da feira está comercializada
Exatos 18 dias após o encerramentoda edição comemorativa de 30 anos do evento, a Associação Gaúcha deSupermercados (Agas) realizou, há pouco, o lançamento oficial da 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2012. A feira ocorrerá de 21 a 23 de agosto do próximoano, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
Ocorridono Hotel Deville, na Capital, o lançamento marcou a apresentação do mapa dafeira aos expositores da edição recém-finalizada e a outros membros daindústria. Motivados pelos números recordes registrados na edição de 2011, osparticipantes do encontro garantiram, já nesta segunda-feira (12), o fechamentocomercial de 82% dos estandes da Expoagas2012. O dado confirmou as projeções do presidente da Agas, Antônio CesaLongo, que considera positiva a mudança de parte dos expositores. “A renovação ocorre principalmente entre pequenas indústrias, e é importante pelapossibilidade de outras empresas gaúchas apresentarem seus produtos acompradores de todo o Brasil e de outros países da América”, pondera Longo.Pensando nestas empresas, a Associação vai manter, para 2012, os estandespré-projetados de 4m² e 9m², destinados a micro e pequenas fornecedoras deprodutos, equipamentos e serviços para o varejo.
Segundo levantamento do Instituto Segmento Pesquisas, do total negociado na Expoagas2011, 77,36% das transações foram realizadas junto a varejistas gaúchos, 13,3%a empresas de outros estados brasileiros, e 9,17% a companhias de outrospaíses. A feira registrou volume recorde de R$ 274,6 milhões em negócios – umavenda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora.
Novidades em 2012 – Com a feira praticamente desenhada, as próximas açõesda Agas serão no intuito de oferecer atrativos aos visitantes e aprimorar aprogramação. O presidente Antônio Longo adianta que, diante do público recordede 2011, a programação das palestras da Convenção poderá ganhar reforços noturno da tarde, em 2012. “As palestras sempre foram projetadas de forma a nãotirar o foco da feira, mas a consolidação do evento nos dá a segurança parainovarmos e incluirmos novos atrativos na programação”, antecipa Longo.
Alémdisso, segundo o dirigente, a Agas segue estudando formas de instigar aconcretização de negócios já nos três dias da feira, com ações como o sorteiode um automóvel zero quilômetro entre os compradores e a ampliação de isenção asegmentos como hotéis, restaurantes, padarias e lojas de R$ 1,99. “Queremosoportunizar a outros setores do varejo os mesmos fornecedores de que dispomosnos supermercados. É preciso que incentivemos a indústria gaúcha, que nosúltimos 10 anos teve um desempenho bastante inferior ao do comércio do Estado”, lembra Longo.
Asinformações sobre como participar da Expoagas2012 estão disponíveis pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail comercial@agas.com.br. Mais detalhes eo mapa da feira no site www.agas.com.br.
Autor: Francisco Brust
Fonte: Imprensa Agas
|
|