Imprimir
 

Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública sobre os recentes aumentos nos preços dos combustíveis no Brasil

Nesta quarta-feira (4), a comissão aprovou requerimentos solicitando a realização da audiência, dos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e César Halum (PPS-TO).

Deverão ser convidados para o debate ainda sem data marcada: o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima.

Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o reajuste da gasolina nos postos, em abril, de 6,16%, foi o maior desde setembro de 2005. De acordo com a pesquisa feita em 35 mil postos de todo o País, o preço médio do litro da gasolina passou de R$ 2,661 em março para R$ 2,825 em abril. Os deputados lembram que os preços dos combustíveis são os maiores responsáveis pelo aumento da inflação.

Lopes e Almeida afirmam que o objetivo da audiência será questionar as medidas que serão adotadas pelo governo para combater o processo contínuo de aumento e como será a política para os próximos meses. Já Halum quer esclarecer, por exemplo, notícias que mostram divergências entre integrantes do governo e da Petrobras sobre os aumentos no preço da gasolina.


Autor: Lara Haje
Fonte: Agência Câmara

Imprimir