Imprimir
 

Portal terá página especial para ajudar na integração à sociedade

O portal Terra deverá disponibilizar ao público uma página destinada à integração das pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade e no mercado de trabalho.  A decisão deve-se a um acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), em que a empresa assinou um aditivo ao termo de ajuste de conduta (TAC) de 2004.  A página deverá estar disponível online, a partir de abril de 2011.

Conforme a procuradora do Trabalho Marlise Souza Fontoura, a página trará notícias sobre acessibilidade, entrevistas com pessoas com deficiência relatando suas histórias de vida, personagens da semana, informações sobre esportes disputados por pessoas com deficiências, calendário de cursos, mural de oportunidades de trabalho, informações técnicas, chat com convidados mensais, espaço para perguntas, entrevistas semanais.

Além da página eletrônica, a empresa compromete-se a realizar curso profissionalizante, de seis meses de duração no mínimo, com o intuito de profissionalizar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.  

De acordo com o art. 93 da Lei 8213/91, as empresa têm que oferecer um percentual de vagas a pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados. O texto diz que empresas com até 200 empregados devem reservar 2% das vagas. Empresas com 201 a 500 empregados a cota é de 3%, de 501 a 1.000 o percentual é de 4% e acima de 1.000, 5% das vagas.


Autor: Glênio Paiva
Fonte: MPT no RS

Imprimir