Imprimir
 

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia da Capital apreenderam, às 12h dessa sexta-feira (5), diversos materiais pertencentes a uma célula neonazista em residência da Rua Riachuelo

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre apreenderam, às 12h dessa sexta-feira (05/11), diversos materiais pertencentes a uma célula neonazista em residência da Rua Riachuelo, no centro de Porto Alegre. A apreensão se deu devido à informação obtida pela polícia de que haveria uma ação do grupo envolvendo explosivos e armas de fogo.

A polícia apreendeu um notebook, símbolos, emblemas, livros, CDs, algumas armas brancas e filmes produzidos pelos neonazistas. O delegado afirma que o grupo age no Estado inteiro, é composto por jovens de 15 a 30 anos, de diversas classes sociais, incluindo universitários e a polícia trabalha há pelo menos oito anos monitorando suas atividades. Ao longo deste período, mais de 40 pessoas já foram indiciadas. Há indivíduos presos, foragidos e ainda pessoas com prisão decretada.

O vídeo, exibido durante a entrevista coletiva concedida pelo delegado Paulo César Jardim, titular da Delegacia, trazia imagens de agressões e mensagens incitando violência contra negros, incluindo o que o delegado considerou uma ameaça direta ao senador Paulo Paim por ele ser negro e por defender o direto dos negros. Para o delegado, o que mais surpreende é o prazer desses indivíduos em semear o ódio.

Em maio de 2009 a Polícia Civil já havia desmantelado outras cinco células neonazistas no Estado. “À população, cabe denunciar sempre que tiver conhecimento de atos neonazistas, pixações, panfletagem”, concluiu Jardim.

 


Autor: Redação
Fonte: Ascom/PC

Imprimir