Imprimir
 

O FILE RIO 2010 traz projetos inéditos de arte digital, instalações interativas, debates e workshops, até 7 de novembro

O Oi Futuro apresenta o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica “FILE RIO 2010 – Perspectivas da Arte Digital”, de 26 de outubro a 07 de novembro de 2010. Em sua 5ª edição, o FILE, uma iniciativa brasileira conectada à rede das importantes produções mundiais do gênero, trará projetos inéditos de arte digital, instalações interativas, debates e workshops, com o objetivo de promover e estimular as expressões estéticas produzidas no cenário da cultura eletrônica e digital.   

Um dos projetos inéditos apresentados pelo festival é 1 bit Symphony, do americano Tristan Perich, que apresenta a música digital minimalista utilizando a menor representação digital possível do áudio. O FILE mostra também a obra feelMe, de Ricardo Barreto, Maria Hsu & AMUDI, que pela primeira vez transmite a sensação tátil à distância. A 5ª edição do festival também trará 3 obras de artistas brasileiros premiados no FilePrixLux, prêmio internacional destinado a profissionais na área das linguagens eletrônicas e digitais: Reler, de Raquel Kogan, Breathing, de Guto Nóbrega e Marvim Gainsbug, de Jeraman & Filipe Calegario.

Participam desta 5ª edição do FILE RIO 2010 - Perspectivas da Arte Digital, trabalhos nas áreas de arte interativa, objetos robóticos, instalações sonoras, objetos sonoros, mesas multitoques, projetos para tecnologia móvel, animações computadorizadas, e ainda o FILE Maquinema, um conjunto de filmes construídos, não na realidade em que vivemos, mas em realidades virtuais como as de jogos digitais e de mundos que se encontram na rede.

O FILE, maior evento do gênero no Brasil e na América Latina, há onze anos insere o país no contexto mundial da arte e tecnologia. Trata-se de uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais, além ser um indicador da pluralidade desta linguagem no mundo contemporâneo. Os trabalhos participantes do FILE RIO 2010 são resultado de uma intensa pesquisa e seleção que trouxe à tona uma grande variedade de produções nacionais e internacionais.

Mais informações e incrições: http://www.file.org.br.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.


Autor: Imprensa
Fonte: Oi

Imprimir