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Organizações internacionais reagem às declarações de membros do G20 e reivindicam mais atenção aos consumidores
“Na declaração emitida após o encontro [do G20 na semana passada] Justin Macmullan, diretor de campanhas da CI (Consumer Internacional), órgão independente em campanhas mundiais de defesa dos consumidores, lembra que a cada ano cerca de 150 milhões de consumidores passam a ter acesso a serviços financeiros. “A maioria se encontra em países onde a proteção aos consumidores e a educação financeira é mínima”, afirmou, por meio de nota. Reivindicações O CI reivindica ao G20 a criação de um grupo de especialistas encarregado de elaborar uma série de recomendações para garantir os direitos dos usuários na contratação de serviços bancários. A ideia, de acordo com Macmullan, é que o grupo ajude a garantir que os consumidores tenham acesso a serviços financeiros estáveis e competitivos. A entidade internacional propõe que o grupo de especialistas adotem, junto aos governos, normas mínimas sobre termos de contrato e encargos para os produtos financeiros; desenho e divulgação de informações sobre esses produtos; defesa do consumidor financeiro pelo Estado; e promoção de uma concorrência efetiva nos serviços financeiros. Autor: Camila de Mendonça Fonte: InfoMoney |