Imprimir
 

Adiantando relógios em uma hora, medida visa diminuir o consumo de energia e vai até 20 de fevereiro de 2011

A edição deste ano do horário de verão começa no dia 17 de outubro, segundo o Ministério de Minas e Energia.

A medida visa diminuir o consumo de energia elétrica, conscientizando a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica.

O adiantamento dos relógios em uma hora será válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e ficará em vigor até o dia 20 de fevereiro de 2011.

Consumo consciente

Durante o verão, os brasileiros costumam tomar mais banhos e usar mais o ar-condicionado, dois grandes vilões da conta de luz.

Com o novo horário, entretanto, além de ter um ambiente mais agradável para a hora do happy hour, com as atitudes corretas, é possível economizar nos gastos com a conta de luz, já que, segundo o próprio Ministério, a redução média na demanda é de aproximadamente 5%.

Assim, aproveite o maior tempo de luminosidade e abra bem as janelas, cortinas e persianas, adiando um pouco o horário para acender as lâmpadas de casa. Na hora de estudar, uma boa opção é o uso da iluminação dirigida (spots), que, de acordo com a Eletrobrás, torna o ambiente mais agradável e gera economia.

Além disso, com as temperaturas mais altas, coloque a chave do chuveiro na posição verão e evite usá-lo no horário de pico, entre 18h e 21h. Quanto ao a condicionado, abaixo, segue algumas dicas:

  • Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente;
  • Evite o frio excessivo, regulando o termostato;
  • Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
  • Proteja o aparelho do sol, sem bloquear a ventilação;
  • Mantenha portas e janelas fechadas, enquanto o aparelho estiver ligado;
  • Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Fonte: InfoMoney

Imprimir