TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
   
     
 


13/05/2022

Reclamações sobre serviços de telecom registram queda de quase 30% em março
No mês de março foram registradas 165.545 queixas na Anatel, 68.902 a menos que em março de 2021

Brasília, 13/05/22 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 29,4% em março, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de março foram registradas 165.545 queixas de usuários de serviços de telecom, 68.902 reclamações a menos que as registradas em março de 2021.
 
As reclamações registradas na Anatel têm caído a taxas superiores a 20% desde abril do ano passado. Em todo o ano de 2021, elas caíram quase 25%.
 
“Já estamos há quase um ano registrando quedas superiores a 20%, reduções recordes no número de reclamações registradas na Anatel. Mas as queixas não estão caindo só na Anatel, dados da Consumidor.gov também mostram uma queda de 4,9% no número de reclamações registradas na plataforma”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
 
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços. A maior queda nas reclamações foi sobre a TV por assinatura, 34,4%, passando de 18.397 em março de 2021 para 12.065 queixas em março de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 33,4% e dos usuários de telefonia móvel 18,5%.
 
As quedas são resultado de ações do setor para melhorar a relação com o consumidor e de normativos do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART).
 
Uma das medidas mais conhecidas do SART é a Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
 
Outras medidas adotadas dentro da autorregulação de telecom tratam da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como por exemplo a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
 
Essas mudanças tiveram reflexo direto na percepção dos consumidores. Dados da Anatel apontaram uma redução de 30% no número de reclamações relacionadas à cobrança – assunto mais reclamado -, uma queda de 24.941 queixas em março de 2022, na comparação com março de 2021.
 
As queixas sobre qualidade, funcionamento e reparo caíram 44%, representando uma redução de 22.328 queixas.

Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Fonte: Conexis
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
  ?>
Comentários
 1 comentários


   
       
     
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br