TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
   
     
 


20/11/2020

Cidades gaúchas são avaliadas na 1ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios
Pesquisa avaliou 405 cidades com mais de 80 mil habitantes; Porto Alegre, Lajeado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves são as quatro primeiras colocadas no estado

Anunciado hoje, dia 19 de novembro, o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove, plataforma de inteligência que aumenta a eficiência das finanças municipais, e o SEBRAE, analisa a capacidade competitiva das cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. Entre as cidades gaúchas, Porto Alegre se destaca e é a representante do Rio Grande do Sul, no ranking geral, entre os dez primeiros colocados.

O levantamento tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios. "Com o mapeamento conseguimos direcionar de forma mais assertiva o que cada cidade precisa para melhorar sua gestão", comenta Rodolfo Fiori, cofundador da Gove.

Todas os municípios foram avaliados a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Os pilares estão inseridos em 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia.

Entre os municípios que compõem a Serra Gaúcha, Bento Gonçalves foi considerado o 2º melhor município no país e o 1º no estado pelo Indicador "Mortalidade na infância" que faz parte do pilar "Qualidade da Saúde", da dimensão "Sociedade". A cidade ainda obteve boas notas nos indicadores Atendimento pré-natal (9º), ENEM (9º) e População vulnerável (8º), nível nacional.

Já Caxias do Sul é o 1º colocado no estado e o 17º no País pelo pilar "Funcionamento da Máquina Pública". O município ainda alcançou as primeiras colocações, no Rio Grande do Sul, nos indicadores "Cobertura vacinal (1º)", "População vulnerável (2º)" e "Complexidade econômica (2º)".

Segue o Ranking com as cidades do estado do Rio Grande do Sul.

Link para estudo completo:
https://competitividade.clp.org.br/



Sobre a Gove

Com sua Plataforma de Inteligência lançada em 2018, a Gove é uma govtech que trabalha para transformar o jeito que gestores públicos municipais tomam suas decisões diárias e, também, aumentar a eficiência das finanças públicas. A empresa existe para que gestores públicos municipais tomem 100% de suas decisões utilizando dados, evidências e tecnologia. A Plataforma Gove facilita o dia a dia dos gestores das finanças públicas nas cidades brasileiras através da automação de análises estratégicas necessárias para gestão financeira municipal e, também, identifica e apoia na correção de ineficiências nas receitas e despesas municipais.

Em 2018, por meio do cofundador Rodolfo Fiori, a Gove recebeu na cidade de Guadalajara (México) o prêmio de uma das 35 iniciativas mais inovadoras da América Latina. O prêmio foi concedido por uma das universidades mais respeitadas do mundo, o MIT - Massachusetts Institute of Technology. No começo de 2020 foi uma das 5 organizações brasileiras selecionadas no mapa das 100 melhores GovTechs da Ibero-América e no segundo semestre do mesmo ano, recebeu um aporte de R$ 8 milhões da Astella Investimentos, o maior já recebido por uma govtech brasileira O mapa foi realizado pela Public Tech, instituição espanhola ligada à IE Business School. Desde sua fundação, a organização foi selecionada e apoiada pelo programa de aceleração Estação Hack, primeiro centro de inovação do Facebook em parceria com a Artemísia, e também pelo programa de aceleração Google for Startups, do Google Brasil, sendo a primeira GovTech a integrar o programa.

Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios

O Ranking de Competitividades dos Municípios é realizado pela primeira vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e o SEBRAE.
O levantamento apresenta os resultados detalhados de 405 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. O ranking se baseia em 55 indicadores, distribuídos em 3 dimensões - Instituições, Sociedade e Economia - contendo 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Sobre o CLP (Centro de Liderança Pública)

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 12 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Marcella
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
  ?>
Comentários
 1 comentários


   
       
     
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br