TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
   
     
 


13/01/2020

Inicia campanha contra óculos falsificados no litoral gaúcho
Iniciativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica RS)

A cada ano, o grande vilão para a temporada verão acontece no litoral gaúcho com problemas de saúde visual provocado pelo uso de lentes e óculos de sol falsificados, que potencializam os raios UV e o consequente danos à retina. Para evitar as estatísticas negativas, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica RS) promove mais uma vez a campanha “Óculos de Qualidade Protege de Verdade”. A operação iniciou esta junto aos veranistas.

A ação acontece à beira-mar em 13 praias de Cidreira a Torres em janeiro e fevereiro, durante seis finais de semana, com equipes que totalizam 50 pessoas em operações de “blitz” a partir de abordagem e divulgação sobre o despertar para o tema de proteção ocular na praia. Cerca de 300 mil panfletos impressos são distribuídos em pontos próximos a venda de produtos sem procedência.

Em outras frentes, a campanha também estende-se além dos balneários. As praças de pedágios servem de ponto de apoio para panfletagem nas praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em Portão (RS-240, km 13), Campo Bom (RS-239, km 19) e Viamão (RS-040, km 19). Em Porto Alegre, na orla do Guaíba, também está prevista a execução de teste de visão e ações de conscientização junto aos transeuntes.

Em 2019, durante os dois meses de ações de mobilização da campanha, mais de 450 mil veranistas despertaram a atenção sobre os malefícios para o uso de óculos falsificados. Testes de visão junto à comunidade praiana e palestras proferidas por especialistas sobre os cuidados com a saúde visual também estão previstas nas Casas de Verão Sesc, em parceria com o Sistema Fecomércio RS/Sesc.

O objetivo principal é despertar o consumidor para evitar adquirir réplicas e produtos facilmente vendidos na beira da praia, com apelo de marcas famosa – porém sem licença e falsificadas – que trazem danos aos olhos. Segundo o presidente do Sindipótica RS, André Roncatto, a sociedade precisa saber sobre os riscos e malefícios causados por produtos sem procedência, que no caso dos óculos de sol falsificados são um verdadeiro atentado à saúde pública. “O uso de óculos falsificados causam efeitos cumulativos e irreversíveis aos olhos, provocando lesões para o futuro”, alerta Roncatto.

A exemplo das campanhas passadas, a recepção dos consumidores foi positiva e gradativamente, os veranistas apoiam a iniciativa. “Neste final de semana estivemos no litoral dando início a nossa caminhada levando cultura e conscientização sobre a importância do uso de óculos de proteção solar”, afirma o diretor executivo do Sindióptica RS, Roberto Tenedini.

Diante do sucesso e resultados alcançados em 2019, ações semelhantes foram encampadas em Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais. Os óculos estão em quinto lugar na escala de artigos falsificados. Até mesmo em locais de venda itinerante ou no comércio virtual na internet, revestido sob aspecto “legal”, a venda de óculos sem procedência busca atrair o consumidor desavisado. De um total de R$ 1,17 trilhão que a economia subterrânea movimenta no Brasil, 6% dizem respeito ao Rio Grande do Sul. O percentual é equivalente a R$ 76,48 bilhões.

Fonte: comunicacao@sindioptica-rs.com.br
Autor: Rodrigo Vizzotto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Gil Tenendini Sobrinho/divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
  ?>
Comentários
 1 comentários


   
       
     
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br