TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Jovens de baixa renda já podem fazer a inscrição para participar da Orquestra de Câmara Jovem
   
     
 


07/06/2010

Jovens de baixa renda já podem fazer a inscrição para participar da Orquestra de Câmara Jovem
Crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino da Capital, entre 10 e 14 anos
Crédito da foto: Paula Fiori /Palácio Piratini

O segundo edital foi lançado na manhã desta segunda-feira (07), no Salão Nobre do Banrisul, na capital gaúcha. As inscrições seguem até o dia 30 de julho.

Na solenidade, o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, agradeceu o apoio de todos os poderes envolvidos no projeto. “Não se faz música sem suporte material estável e seguro. Sempre trabalhamos com foco na qualidade da formação. Este é um projeto de Estado, que veio para ficar.” O secretário falou ainda que a meta para este ano é alcançar, no mínimo, 2 mil inscritos.
 
Segundo o presidente do Banrisul, Mateus Bandeira, a instituição tem orgulho de apoiar projetos sociais, especialmente com crianças e adolescentes. “Acreditamos que, com o aprendizado da música e da cultura, estamos dando uma oportunidade de um futuro melhor para os jovens do nosso Estado”, salientou. Já para o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, o projeto é uma forma de realizar inclusão social, pois, além de investir no futuro dos jovens, o trabalho é um investimento que beneficia toda a sociedade. `
 
O evento foi marcado pela participação da Orquestra Jovem, que sob a regência do maestro Telmo Jaconi, emocionou o público ao apresentar o hino do Rio Grande do Sul, Concerto Alla Rústica de Vivaldi, e Mercedita. Para o aluno da 6ª série da Escola Monte Cristo, de Porto Alegre, Nicholas de Oliveira Demeneghe, de 12 anos, fazer parte de uma orquestra tocando bateria e tímpano é um imenso orgulho. “O meu maior sonho é entrar para uma faculdade de Música e tocar na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e se tudo der certo chegarei lá”.
 
O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o patrocínio do Banrisul, e apoio Secretaria da Educação, Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).
 
Participaram do lançamento os secretários estaduais da Educação, Ervino Deon, e da Cultura, Cezar Prestes, a representante do Ministério Público Estadual, Maurem Gomes, a representante da prefeitura de Porto Alegre, Cristina Rolim, e demais autoridades.
 
Inscrições
 
Os inscritos participarão de processo de avaliação através de teste aplicado pelo corpo docente do projeto, que vai selecionar 300 alunos para participar de Oficinas de Musicalização. Os candidatos realizarão teste musical entre os dias 16 e 27 de agosto. Os selecionados participarão, entre 14 de setembro e 08 de outubro das oficinas, e, dos 300, 30 alunos serão escolhidos para a etapa de Formação Musical.
 
O período de formação será composto por 12 horas semanais de estudo, durante cinco meses, e os alunos receberão nesses meses uma bolsa auxílio no valor de R$ 190. O resultado final deverá ser divulgado no dia 21 de dezembro de 2010, junto às secretarias das escolas, e nos sites das instituições parceiras do projeto.
 
Os estudantes da rede estadual de ensino podem fazer as inscrições gratuitamente nas secretarias das próprias escolas. Já os alunos da rede municipal podem realizá-las na sede do Projeto Centros Musicais (Rua dos Andradas, 680, 8° andar), e na sede da Famurs (Rua Marcílio Dias, 574, Bairro Menino Deus). No final da seleção, a Orquestra de Câmara Jovem vai passar a contar com 45 integrantes.
 
A Orquestra de Câmara Jovem é formada por jovens, de 10 a 14 anos, estudantes de escolas estaduais e municipais, todos oriundos de famílias cuja renda é de até três salários mínimos. Para compor este seleto grupo, eles tiveram de passar por uma seleção, iniciada em março de 2009, que contou com mais de mil inscritos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Banrisul
Autor: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br