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Brasileiro não engole alimento pela web
   
     
 


07/06/2010

Brasileiro não engole alimento pela web
Os alimentos e os artigos de vestuário ainda não ocupam muito espaço no carrinho de compras dos internautas brasileiros, ao contrário do que ocorre em países como EUA e Japão

Um levantamento realizado por uma consultoria norte-americana mostra que equipamentos eletrônicos e livros representam cerca da metade das compras on-line dos brasileiros, números similares aos que são vistos em outros países.
 

No entanto, o mesmo não acontece nem com alimentos nem com roupas.

No ano passado, 7% dos brasileiros disseram ter comprado comida pela internet, quase metade do visto nos Estados Unidos e muito distante dos vistos na Ásia.

No Japão, por exemplo, 35% dos entrevistados afirmaram ter adquirido alimentos on-line em 2009, diz a pesquisa da Survey Sampling International.

Um cenário parecido ocorre quando o assunto é vestuário. Enquanto no Brasil 24% disseram ter comprado pela roupa na internet, em países como China, EUA e Japão esse número se aproxima ou até ultrapassa os 50%.

Para João Edson Gravata, diretor do Pão de Açúcar, a explicação para a diferença nos hábitos é que o brasileiro gosta de provar os produtos antes de levá-lo para casa -ou, no caso, antes do clique definitivo no mouse.

"O brasileiro tem o hábito de tocar, ver, sentir o cheiro. Ele gosta de provar, de ver como a roupa veste", diz o executivo da rede varejista.

Ele afirma que, no Grupo Pão Açúcar, a venda de alimentos vem mantendo a regularidade de crescimento nos últimos 15 anos, mas não na mesma proporção que a dos não alimentos.

SATISFAÇÃO

A pesquisa mostra ainda que 36% dos brasileiros disseram ter ficado "altamente satisfeitos" com suas compras on-line em 2009, ficando atrás apenas dos americanos, com 47% de aprovação.

O principal motivo para a satisfação dos brasileiros são os preços mais baixos que nas lojas físicas, seguido pela variedade de opções.

"O preço mais baixo é um dos fatores fomentadores de satisfação que a maioria dos países tem em comum", afirma Rene Bos, da Survey Sampling International.

Já entre os brasileiros insatisfeitos com as compras pela internet (que representam 6% dos entrevistados), a principal reclamação é que não dá comprar um produto sem antes vê-lo.

A outra reclamação mais frequente é que eles não querem esperar muito tempo para receber o produto. A preocupação com a segurança do pagamento, que é o principal temor do internauta norte-americano, é o terceiro item entre os brasileiros.

Fonte: Folha de S. Paulo
Autor: Álvaro Fagundes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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