TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Confirmada redução de impostos
   
     
 


30/03/2009

Confirmada redução de impostos
Governo anuncia pacote de medidas de estímulo à economia do País

Para minimizar os efeitos da crise financeira, o governo anunciou nesta segunda-feira (30) um pacote de medidas para estimular a economia do país, que atinge setores como o automobilístico, de construção e o tabagista. As medidas serão publicadas no Diário Oficial da União nesta terça (31).

Para o vice-presidente, José Alencar, as medidas servem como 'ajustes' ao mercado em tempo de crise. 'Considerando o potencial do mercado interno brasileiro podemos nos recuperar rapidamente se prestigiarmos este mercado. Ele tem de ser fortalecido, em vez de enfraquecido. Essas medidas nos ajudam a fortalecer', disse o presidente em exercício. Para Alencar, a decisão não é técnica, é 'política'.

Ministro da Fazenda realista

De acordo com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a expectativa do governo com as medidas é que o emprego tenha saldo positivo em 2009. Mantega disse que, antes do resultado do PIB, esperava um crescimento de 4% da economia neste ano. Agora, o ministro diz que ficará satisfeito com qualquer resultado positivo.

Veja as medidas anunciadas pelo governo federal:

Aumento no cigarro

Segundo o ministro Guido Mantega, com a redução dos impostos o governo teria uma renúncia fiscal de R$ 1,5 bilhão, mesmo valor que se deve obter com o aumento sobre o preço do cigarro.

Setor Automobilístico

De acordo com o ministro, o setor automobilístico movimenta 23% do PIB industrial. '[A redução] Permitiu baratear automóveis e estimular a demanda. O efeito foi muito eficiente', disse.

Construção civil

De acordo com o ministro, as medidas voltadas para o setor de construção, que reduz impostos nos produtos de construção, valerão até o programa habitacional, que prevê 1 milhão de moradias, comece a dar frutos.

Motos

Ao anunciar a redução do Cofins para o setor de motos, o governo disse esperar que haja uma retomada nas vendas assim como ocorrou no setor automobilístico com a redução do IPI.

Dados apresentados nesta segunda apontam que houve uma redução de 58% nas vendas de motocicletas em fevereiro de 2009 com o mesmo mês do ano anterior.

Crédito

Bancos de pequeno e médio portes poderão captar até R$ 5 bilhões, por meio do fundo garantidor de crédito. Com isso, o governo espera aumentar o fincanciamento ao consumidor. 

Fonte: Consumidor RS
Autor: Com informações do G1
Revisão e edição: Redação

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br