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Prática de E-mail Marketing
   
     
 


15/05/2010

Prática de E-mail Marketing
ABRADi-RS discute Autorregulamentação

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística já divulgaram que o principal motivo de acesso à Internet no Brasil é o e-mail.

Por esta facilidade na aquisição de um e-mail é que a ferramenta E-mail Marketing se espalha dia após dia, com uma velocidade incrível. A Associação Brasileira das Agências Digitais do Rio Grande do Sul (ABRADi RS) ajudou a criar o Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing (www.capem.org).

Existe um Conselho Superior de E-mail Marketing, composto pela ABRADi e mais 13 entidades que está montando um Conselho de Ética do Código que vai fiscalizar e receber denúncias sobre a violação dos parágrafos vigentes.

A Associação revela a importância desta medida. “Recebemos e-mails marketing sem critérios, sem pedirmos e muitos deles lotam nossas caixas de correio e impedem o que mais precisamos nas empresas: a otimização do nosso tempo”, diz o diretor da ABRADi RS, Jônatas Abbott. Além do tempo, Abbott também conta que o presente Código tem por objeto definir as regras a serem seguidas para a utilização de email como ferramenta de marketing. “Não existe necessidade de abolir a prática, mas sim utilizá-la de forma ética, pertinente e responsável, sem prejuízo da concomitante aplicação da legislação vigente aplicável”, completa.

A proposta do e-mail marketing é a divulgação e oferta de produtos e serviços prestados pela empresa que os envia. Por isso, alguns parágrafos do Código de Autorregulamentação do E-mail Marketing são de extrema importância. O informativo enviado deve conter dados básicos, tais como remetente, assunto preenchido de forma objetiva e ter domínio próprio. É interessante informar à população que deve constar no e-mail a opção para não receber mais informativos de marketing (opt-out). Inclusive, envio do primeiro e-mail deve partir do consentimento, interesse ou relacionamento prévio com o destinatário. “É comum recebermos e-mails com propagandas não nos interessam, e que não tem a menor pertinência com o tipo de consumo, mas que não tem forma de descadastramento, um dos grandes diferenciais deste tipo de propaganda em relação a todos os outros meios."

Descumprindo itens básicos do Código, as empresas passarão pela análise do Conselho de Ética. Notificações podem ser enviadas às empresas que não cumprem o Código. As reprovações são variadas, podendo ser uma advertência ou até mesmo um bloqueio do domínio de envio. É de direito do destinatário ter acesso a “Política de Privacidades e de uso de dados” da empresa. Estas informações obrigatórias devem localizar-se no website da empresa de forma acessível e clara. “Estamos trabalhando para que a política de envio dos e-mails marketing seja cumprida efetivamente”, finaliza Abbott.

Fonte: Insider2
Autor: Juliana Farias
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

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