TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Estudo aponta que alumínio ajuda a reduzir consumo de energia e gases de efeito estufa
   
     
 


25/04/2010

Estudo aponta que alumínio ajuda a reduzir consumo de energia e gases de efeito estufa
No ciclo de vida de um veículo, o alumínio tem desempenho superior ao aço e ao magnésio

A Alcoa acaba de divulgar um novo estudo apontando que o alumínio, graças a suas características de leveza, resistência e infinita reciclabilidade, é a melhor escolha para reduzir o consumo de energia e as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) durante o ciclo de vida de um automóvel.

O estudo foi conduzido como parte do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Peças de Magnésio, uma iniciativa que consiste no desenvolvimento de tecnologias para aumentar o uso de magnésio nos automóveis. Esse estudo mostra que o uso do alumínio, em qualquer situação, quando comparado ao aço ou magnésio, consome menos energia e emite menos GEE em todo o seu ciclo de vida. A "distância de equilíbrio" do alumínio é menor do que 36 mil quilômetros, destacando a redução de massa e os benefícios da reciclagem de um veículo de alumínio.

"No cenário atual da tecnologia e no ciclo de vida do veículo, o alumínio tem um desempenho melhor (de energia)", apontou o estudo. O relatório foi apresentado no congresso mundial da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE), em Detroit, nos Estados Unidos. Os autores do Natural Resources Canada (Recursos Naturais do Canadá), do portal GreenhouseGasMeasurement.com, do Oak Ridge National Laboratory (Laboratório Nacional de Oak Rigde), da Australia Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade Australiana), e da Beijing University of Technology (Universidade de Tecnologia de Pequim), compararam os impactos energéticos e ambientais da utilização de peças em alumínio, aço e magnésio em um Cadillac CTS, da General Motors.

O estudo usou a abordagem "do berço ao berço", analisando o impacto dos diferentes materiais, desde sua produção, passando pela vida útil do veículo e incluindo também a reciclagem. O modelo "do berço ao berço" constitui uma análise mais abrangente, pois considera o ciclo de vida do produto e também avalia se ele é reutilizado ou reciclado. O alumínio é infinitamente reciclável e pode ser convertido diretamente em peças novas sem perder suas propriedades, se comparado a outros materiais.

"As peças estruturais de magnésio, de forma geral, são mais benéficas ao meio ambiente quando comparadas ao aço durante o ciclo de vida de um automóvel, nos quesitos consumo de energia e emissões de GEE. Mas o alumínio ainda é a melhor alternativa para equilibrar a equação referente ao consumo de energia e emissão de GEE durante o ciclo de vida do veículo", afirmou o estudo.

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de Peças de Magnésio foi patrocinado pelo Natural Resources Canada, Ministério Chinês de Ciência e Tecnologia, Departamento de Energia dos Estados Unidos e pela Associação Norte-americana de Materiais Automotivos.

Fonte: Alcoa
Autor: Ricardo Morato
Revisão e edição: Mariana Silva Sirena

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br