TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Clima gaúcho
   
     
 


20/03/2009

Clima gaúcho
Outono pode ser mais frio no Estado
O último dia do verão foi de sol e temperatura agradável em Porto Alegre. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram a máxima de 28 graus na Capital. O outono começa oficialmente às 8h44min desta sexta-feira. A estação marca o início do período no qual o hemisfério Sul recebe menos iluminação do que o Norte, temporada que se estende até o fim do inverno, em 22 de setembro.

Segundo o meteorologista Lincoln Alves, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), isso deve acontecer principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Sul, de acordo com o Inpe, as temperaturas ficam um pouco abaixo da média. No Norte e no Nordeste, a diferença é um volume de chuva um pouco maior do que o histórico da estação.

"Nós teremos agora, no começo do outono, uma maior temperatura na superfície do mar, por conta da atuação de um La Niña de fraca intensidade. Mas isso tende a enfraquecer", diz Alves, salientando que, indiretamente, o aquecimento global também pode contribuir para as temperaturas um pouco acima da média.

De acordo com números históricos do Inpe, no outono são registrados os maiores níveis de chuva, com índices superiores a 700mm tanto na região Norte quanto na Nordeste. No resto do País, os volumes variam entre 150mm e 400mm. As temperaturas têm amplitudes térmicas menores, variando entre 22 e 32 graus.

No Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste, o clima fica mais ameno, principalmente no amanhecer e no fim de tarde, por conta da entrada de massas de ar frio. As mínimas variam entre 12 e 18 graus, mas podem ficar abaixo dos 10 graus em algumas regiões serranas, principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As máximas nessas localidades oscilam entre 18 e 28 graus.

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, da Climatempo, por ser uma transição entre verão e inverno, o outono apresentará características das duas estações ao longo dos próximos três meses. Ele salienta que massas de ar frio mais intensas devem chegar ao País somente no mês que vem.
"Neste outono teremos dias com cara de verão e também com cara de inverno. Gradativamente, as pancadas de chuva vão se tornar menos frequentes e menos abundantes. A temperatura cai durante a passagem de fortes frentes frias, mas frio mesmo só devemos ter a partir do fim de abril", ressalta Nascimento.

Fonte: Jornal do Comércio
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br