TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Rede Vivo de Educação
   
     
 


19/03/2009

Rede Vivo de Educação
Seminário em São Paulo debate processos educativos

A cidade de São Paulo recebeu nesta 5ª feira (19), “A Sociedade em Rede e a Educação”, um seminário para a discussão dos atuais modelos pedagógicos e de ensino a partir da utilização de tecnologias móveis. Foram 3 painéis mediados pelo apresentador e blogueiro Marcelo Tas; pelo Presidente do Instituto Eletrocooperativa, Reinaldo Pamponet; e pelo Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Vivo, Marcelo Alonso. 

A agenda e formato do evento foram discutidos por meio de redes sociais colaborativas, em que cerca de 300 participantes puderam contribuir com indicações de material de leitura e sugestões da linha de debate, a partir do portal Rede Vivo de Educação (vivoeduca.ning.com). Outro grande diferencial é que o Seminário pôde ser acompanhado em tempo real e a distância, por ferramentas sociais como o Twitter (www.twitter.com/vivoeduca), pela página www.qik.com/vivoeduca e via SMS gratuito a clientes Vivo pelo número 48898.
 
O primeiro painel propôs uma discussão sobre a adequação das teorias da aprendizagem à estrutura e a dinâmica da sociedade em rede, com participação do criador da teoria do Conectivismo, George Siemens – por meio de vídeo conferência diretamente dos Estados Unidos. Também participaram o escritor e coordenador da Escola-de-Redes Augusto Franco; o Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP, Luli Radfaher; e o ex-Diretor da Escola da Ponte, de Portugal, José Pacheco.
 
Na seqüência, uma mesa redonda trouxe na prática experiências e iniciativas que foram utilizadas em novos processos educativos, a partir da visão e depoimento de Leila Pais de Miranda, do projeto Moleque de idéias; Eugênio Scannavino Netto, coordenador do programa Saúde e Alegria; e de Lucas Longo, desenvolvedor de um aplicativo de educação para iPhone, formado pela New York University.

Dentre as demais participações que discutiram como essas novas teorias podem ser trabalhadas, estiveram: Wagner Merige, Minha Vida Mobiel; Eduadro Melo, da Editora Plus; Carlos Alberto Lima, do projeto Nas Ondas do Rádio; e Hely Costa, do projeto Arte-Favela. Ao final do evento, foram criados novos grupos de trabalho para discutir também, colaborativamente, novas questões como, por exemplo, o emprego das tecnologias móveis de interação em novas formas de educação.

Fonte: Comunicação Vivo – Regional Sul
Autor: Camila Rocha
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br