Os bancos no Brasil deram muito o que falar em 2009. De acordo com um ranking do Procon referente ao período, divulgado nesta sexta-feira (12/03), os fornecedores com maior número de reclamações quando se tratam de Assuntos Financeiros foram na ordem: Itaú, Unibanco, Bradesco, Banco IBI - C&A e Panamericano. As primeiras quatro instituições repetem a mesma colocação de 2008. O segmento foi responsável por 8.991 das 41.685 reclamações fundamentadas relativas ao ano de 2009, o que representa 22% do total e é o segundo lugar no geral.
As demandas que mais se destacaram no setor foram as relativas a cartões de crédito. O maior problema concentra-se na cobrança de tarifa de emissão de boleto, procedimento considerado indevido pelo Procon-SP e proibido pela Resolução 3693/2009 e pela Carta Circular 3349/2008, ambas do Banco Central.
Persistem ainda queixas referentes à cobrança de valores não reconhecidos nas faturas de cartões de crédito em caso de roubo/furto, perda/extravio do plástico, ou mesmo quando o cartão permanece em posse do consumidor. Segundo o Procon, as instituições recusam a efetuar o estorno alegando que a comunicação da perda, extravio, furto ou roubo do cartão não foi imediato, ou se deu fora do prazo, argumento que desconsidera que é dever e responsabilidade da instituição garantir a segurança do produto que comercializa no mercado.
No que diz respeito aos cartões de crédito, o consumidor deparou-se com lançamentos de serviços que não solicitou, como seguros de vida, contra roubo, de acidente pessoal, etc. A segunda grande demanda deste setor são os empréstimos e financiamentos. Na maior parte dos casos, os consumidores reclamaram da cobrança de tarifa de abertura de crédito – proibida pelas Resoluções 3518/2007.