A internet foi a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008, pelo segundo ano consecutivo, com um aumento de 44% nos investimentos publicitários. A participação da web foi de 3,5%, representando um volume investido de R$ 760 milhões (dados do Projeto Intermeios).
Os dados são de pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil. Os números do Ibope Nielsen Online são diferentes:
Publicidade na internet fatura R$ 1,6 bilhão no Brasil em 2008, 2,7% do bolo.
Segundo o levantamento, a internet registrou uma audiência de 62,3 milhões de pessoas (dados do Ibope Nielsen Online) e 39% dos indivíduos pertencentes à classe C já possuem acesso à web. Esse percentual é um reflexo do aumento significativo nas vendas de computadores. De acordo com o instituto de pesquisas IDC, foram vendidos cerca de 12 milhões de PCs no Brasil em 2008.
“Hoje, podemos dizer que a Internet está consolidada como a segunda maior mídia em cobertura do país. As agências e anunciantes estão cada vez mais atentos às oportunidades de investimento publicitário. Esses dois fatores contribuíram para que o meio internet tivesse o maior crescimento publicitário em relação às outras mídias”, afirma Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.
Projeções para 2009
O IAB Brasil estima que, em 2009, a internet passará a ter uma participação de 4,2% no total dos investimentos publicitários do ano. A expectativa é atingir um volume de quase R$ 1 bilhão.
Até dezembro de 2009, a base de usuários chegará a 68,5 milhões, o que representa um crescimento de 10% em relação a 2008. De acordo com o IAB Brasil, a penetração da Internet na Classe C tende a continuar crescendo e deve chegar a 45% até o final do ano.
Além dos dados de audiência e investimentos, o IAB Brasil também ressalta o crescimento da banda larga no país. Em dezembro de 2008, 83% da audiência ativa acessaram a internet com conexões de alta velocidade. Esse percentual deve chegar a 87% em 2009.