Sessão de autógrafos da sócia da Critério reuniu centenas de pessoas na Feira do Livro de Porto Alegre
A crise é um dos momentos mais desafiadores, seja na vida pessoal ou nas organizações. A superação das dificuldades depende de um colchão reputacional, trabalhado de forma consistente, responsável, dentro de uma cultura sólida com apoio técnico e profissional. Essas são algumas das lições trazidas pelo livro "Gerindo crises, construindo reputação", da jornalista Soraia Hanna, lançado neste sábado (15).
No livro, ela compartilha aprendizados dos seus mais de 25 anos de trajetória na comunicação do setor público e privado. "Um trabalho de comunicação eficiente é essencial para fortalecer negócios, governos e pessoas. E quem ler o livro entenderá a dimensão estratégica para mitigar riscos ou para saber enfrentar a tempestade com a serenidade necessária para seguir em frente. E, nessa jornada, um apoio profissional qualificado para auxiliar a tomada de decisões pode significar o triunfo ou a derrocada", explica Soraia. A sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre reuniu centenas de pessoas, entre executivos, lideranças empresariais, políticas, profissionais do mercado de comunicação e autoridades.
Natural de São Vicente do Sul (RS), a jornalista trabalhou com quatro diferentes governos no Rio Grande do Sul, além de ter atuado na Assembleia Legislativa e liderado a comunicação do Banrisul. Desde 2013, é sócia-diretora executiva da Critério - Resultado em Opinião Pública, uma das principais operações de gestão de reputação no Brasil.
O livro, publicado pela Critério Editorial e Editora AGE, não se resume à gestão de crises, fazendo uma imersão nos bastidores da comunicação em seus momentos mais desafiadores. A obra se organiza em três partes complementares, entrelaçando relatos reais, depoimentos, reflexões estratégicas e lições práticas sobre reputação, comunicação e liderança.
"Este livro deve ser visto como um parceiro de jornada, a ser consultado frequentemente por profissionais de comunicação e lideranças em geral. É do tipo de obra para se ler do início ao fim uma vez, mas para a qual voltamos inúmeras vezes, para saber o que fazer nas mais variadas situações que envolvem imagem, reputação e crises para pessoas físicas e jurídicas”, diz Mateus Colombo Mendes, sócio-diretor da Critério Editorial e editor da publicação, que pode ser adquirida pelo site da Editora AGE.