TV CONSUMIDOR RS PLAY TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Roberto Giugliani recebe Medalha Mérito Sylvio Torres, o mais alto reconhecimento da ciência gaúcha
   
     
 


23/10/2025

Roberto Giugliani recebe Medalha Mérito Sylvio Torres, o mais alto reconhecimento da ciência gaúcha
A entrega foi realizada pela FAPERGS durante o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025

O médico geneticista Roberto Giugliani, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebeu a Medalha Mérito Sylvio Torres, distinção concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) a personalidades que contribuem de forma decisiva para o avanço da ciência e da tecnologia no Estado. A homenagem foi entregue durante a cerimônia do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, realizada nesta terça-feira (21), em Porto Alegre.

Professor da UFRGS, médico geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e diretor da Casa dos Raros, Giugliani foi recentemente incluído entre os pesquisadores mais influentes do mundo pelo ranking World's Top 2% Scientists, elaborado pela Stanford University em parceria com a Elsevier. Também figura no ranking da Research.com, que lista os principais cientistas brasileiros da área médica, atuando em vários organismos internacionais como a ERCAL - Enfermedades Raras en Caribe y America Latina - e a Rare Diseases International.

Entre suas principais contribuições estão a introdução do teste do pezinho no Rio Grande do Sul, em 1984, e a aplicação pioneira de diversos tratamentos inovadores para doenças genéticas raras. Também teve papel decisivo na criação do Serviço de Genética Médica do HCPA, do Instituto Genética para Todos e da Casa dos Raros — o primeiro centro exclusivo para atenção integral às doenças raras da América Latina.

Com mais de 600 artigos científicos publicados em revistas internacionais, o pesquisador orientou mais de 100 mestres e doutores e é referência mundial no estudo dos erros inatos do metabolismo. Atua de forma destacada na defesa da ampliação do teste do pezinho no SUS e, recentemente, recebeu o Guthrie Award, a mais importante distinção internacional na área da triagem neonatal.

"A Medalha Sylvio Torres representa o reconhecimento a uma trajetória construída em equipe, com o apoio de instituições que acreditam no poder transformador da ciência. Receber essa homenagem é também reafirmar o compromisso de seguir contribuindo para o desenvolvimento científico e para transformar vidas", afirmou Giugliani, que também é Head de Doenças Raras da Dasa Genômica.

Medalha Sylvio Torres

A medalha leva o nome do médico veterinário e cientista Sylvio Torres, um dos fundadores da FAPERGS e figura central na consolidação da pesquisa científica no Rio Grande do Sul. O reconhecimento é concedido a cada 2 anos e destinado a pesquisadores cuja trajetória combina excelência acadêmica, inovação e impacto social. 

Fonte: Critério
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 




























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br