O Instituto Claro acaba de anunciar os projetos vencedores da 13ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de inovação e empreendedorismo, que tem o propósito de incentivar a criação de soluções mobile com foco em transformação social por estudantes e recém-formados de todo o Brasil.
Pela primeira vez, o Instituto Claro realizou a divulgação durante o Web Summit Rio 25 – um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, por meio de uma live no Instagram @institutoclaro diretamente do stand de Claro empresas, uma das patrocinadoras do evento. A escolha do evento foi pensada para manter a esfera de aprendizado e imersão no universo da tecnologia, além de aproximar os participantes de potenciais investidores.
Neste ano, o Campus Mobile contou com a inscrição de 793 estudantes por meio de 389 projetos. Dentre os finalistas, cerca de 48% das pessoas se autodeclaram pretas ou pardas, além de contar com 42% de participação feminina.
Conheça os projetos e equipes campeãs da 13ª edição de Campus Mobile:
- Diversidade: Timbrasom, customizando a experiência musical de pessoas surdas
- Educação: Curso Ideal
- Fernando Vieira Dos Santos, SP;
- Gabrielly Carneiro Susko, SP.
- Entretenimento: Ritmia
- Ivon Jonson Cavalcanti da Silva Filho, PE;
- Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna, PE;
- Maria Letícia Maranhão Nascimento, PE.
- Green Tech & Agtech: Herbaria
- Igor Pereira Dourado, RS;
- Maiara Silveira da Costa, RS;
- Raquel da Silva Ramos, RS.
- Saúde: ProteJá
- Rafael Farias Meneses, PR;
- Reinaldo Kaminski Neto, PR.
- Smart Cities: PassaBot
- Alan Matheus Alves Barbosa, PE;
- Bianca Freitas da Silva, SP;
- Leonardo Gomes de Oliveira Pian, SP.
Jornada na 13ª edição de Campus Mobile
Para chegarem nesta final, após a inscrição e seleção dos projetos, as equipes tiveram atividades à distância na fase preparatória no mês de janeiro e passaram pela Semana Imersiva, realizada em São Paulo, na sede da Claro e no campus da USP – Universidade de São Paulo. Neste período, a proposta foi o aprimoramento dos protótipos de suas ideias, além do desenvolvimento do networking e planejamento de negócio. Com apoio de consultores e profissionais de diversas áreas, três equipes finalistas de cada categoria foram selecionadas.
Os 18 times finalistas selecionados na Semana Imersiva que cumpriram metas estabelecidas nesta etapa receberam um novo investimento para aplicarem no desenvolvimento dos projetos e, em setembro, os vencedores viajarão para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde passarão uma semana de imersão para conhecer empresas globais do segmento de tecnologia, além de viverem experiências educacionais em algumas das principais universidades americanas.
A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Claro, apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Conheça mais detalhes sobre o projeto em: Link
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de "Conectar pessoas para um futuro melhor", apenas em 2024, o Instituto Claro impactou mais de 299 mil pessoas. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br
SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.
SOBRE O LSI-TEC
A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.