TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
CNDL – Comunicado à imprensa
   
     
 


11/02/2010

CNDL – Comunicado à imprensa
Jornada de trabalho deve ser decidida nas convenções coletivas setor a setor

Estamos em meio a uma discussão de extrema importância na Câmara dos Deputados: a jornada máxima de trabalho. A pauta se estende há muito tempo. Foram ouvidos entidades sindicais e o empresariado brasileiro. A CNDL e o Movimento Lojista defendem a não redução da jornada por meio de dispositivo constitucional. E vamos além: entendemos que a responsabilidade pela carga horária do trabalhador brasileiro não pode ser imposta pela Constituição Federal, pois colocaria em descrédito o Sistema Sindical Brasileiro. Afinal, se toda a relação de trabalho for tratada por dispositivos legais, por quê de sua existência?

Atualmente alguns setores da economia brasileira já trabalham com carga horária inferior a 40 horas. Para a CNDL, compete ao Sistema Sindical saber onde é viável a Redução, pois há esferas que permitem, pela sua estrutura. Outras não, como é o caso do varejo.

Se a redução for aprovada no texto constitucional, é o pequeno varejista, aquele cujo negócio possui, em média, dois funcionários, que será prejudicado. Ele não tem condições de se adequar. No varejo, não há como automatizar, reduzir expediente, ou simplesmente repassar custos. A lógica diz que o pequeno varejo deverá, com isso, ser extinto. E quando falamos em pequeno varejista, falamos em nome de milhares e milhares de pessoas.

Não vamos permitir que esta aventura eleitoreira arrebente com um modelo de varejo que é sucesso, que manteve nossa economia neste momento de crise, que emprega, com justiça e pessoalidade, milhões de brasileiros. De quem será a responsabilidade pela quebradeira? Pelas demissões que isto deverá gerar no médio e longo prazos? Pedimos a responsabilidade de nossos parlamentares. A visão simplista, fácil e eleitoreira não pode vingar. O Brasil precisa de mais! Precisa de visão de futuro.

A CNDL está atenta e tem acompanhado esta pauta. Vamos lutar para defender o melhor para o varejo nacional, modelo de sucesso, formado por mais de 95% de micro e pequenas empresas.

Roque Pellizzaro Junior
Presidente da CNDL

Fonte: CNDL
Autor: Vera Batista
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br