TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Prêmio Automação 2024
   
     
 


04/12/2024

Prêmio Automação 2024
Inspire-se com os cases vencedores do ano

Mais do que se tornar uma grande referência no mercado por celebrar a inovação e automação nos mais elevados níveis, o Prêmio Automação, promovido anualmente pela GS1 Brasil, serve de inspiração para muitas empresas que querem otimizar seus processos e aprimorar, ainda mais, a experiência do consumidor. Confira, a seguir, um pouco mais sobre os cases ganhadores da edição de 2024.

Grupo MNS – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

prêmio automação mns

O Grupo MNS é formado por produtores rurais focados em levar a qualidade de seus produtos direto da fazenda até a mesa do consumidor. “O projeto deste ano está relacionado com a gestão da cadeia completa da informação da rastreabilidade, desde a fazenda até o Centro de Distribuição do supermercado, na área de produtos cortados”, conta o diretor comercial do Grupo MNS, Amauri Vieira.

Ele explica que, por lá, o Código GTIN é mantido dentro do QR Code Padrão GS1, o que ajuda a manter a qualidade processos. “Com esta solução, não temos produtos mais novos sendo vendidos antes daqueles com validade mais curta. Além disso, conseguimos bloquear os itens com data de validade vencida. Isso nos ajuda na prevenção de perdas e melhoria na gestão da informação”, conclui. “Estendendo essa tecnologia vamos impactar em nível Brasil”, prevê o diretor da VR Software, Luciano Guerreiro.

Para mais informações sobre este case vencedor do Prêmio Automação 2024, clique aqui.

Supermago – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

prêmio automação supermago

O Supermago é uma rede de supermercados familiar localizada em Porto Alegre (RS), que aplicou o processo de rastreabilidade em produtos perecíveis. “Com a adoção do QR Code Padrão GS1 com Digital Link, cada etiqueta de pesagem ganha um número sequencial único e esse padrão estende as informações disponíveis para o software. Com isso, é possível saber exatamente o status desse produto em gôndola e se está disponível, permitindo um melhor gerenciamento do ponto de venda”, resume Cássio Rocha, Telecon Sistemas.

A Urano, companhia que atua na área de automação comercial, também participa da ação. “Somos a empresa base que gera todas as informações para um software do processo produtivo e trabalha esses dados”, explica Zenon Leite Neto, da Urano.

Rocha acrescenta que o padrão escolhido que permitiu identificar o número sequencial de cada etiqueta, onde cada pesagem é comunicada ao sistema, fazendo a entrada automática no estoque. “Toda a solução acaba propiciando uma redução nas perdas e avarias no supermercado”, analisa. Diante de todo esse trabalho, o Prêmio surge como um grande mérito entre todos os envolvidos. “Não é simplesmente uma premiação. É o Oscar do segmento”, resume o fundador do Supermago, Jacinto Machado.

Para mais informações sobre este case vencedor do Prêmio Automação 2024, clique aqui.

Via Marte – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

A Via Marte, empresa de moda focada em produção de calçados femininos, bolsas e acessórios, com atuação em todo o Brasil, tem a automação no seu DNA.

O projeto de 2024 vencedor do Prêmio Automação está relacionado o Digital Link, solução que não só amplia as capacidades dos códigos de barras, como também permite integrar operações de marketing, vendas e atendimento ao cliente de forma coesa.

“Realizamos o processo de migração do varejo do código de barras, para o código 2D, o QR Code. A partir dessa informação, temos toda a vida do produto, desde a ativação do serial, quem liberou no controle de qualidade, onde foi embalado, a qual nota fiscal foi atrelado e despachado”, enumera o gestor de TI da Via Marte, Ivair Kautzmann, acrescentando que essas informações chegam ao consumidor e ao lojista por meio do QR Code via smartphone. “Temos ganhos absurdos, como controle de produção em tempo real (ele chega preciso ao lojista). Hoje, não vejo a Via Marte sem o uso do padrão GS1”, reforça Kautzmann.

Para mais informações sobre este case vencedor do Prêmio Automação, clique aqui.

Hospital Sírio-Libanês – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

O Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921, trabalha diariamente para oferecer e compartilhar com a sociedade uma assistência médico-hospitalar de excelência. Um dos projetos de destaque, que recebeu o Prêmio Automação 2024, é o Farmácia em Série do Hospital Sírio-Libanês.

“A ação começa na chegada do medicamento na Instituição Sírio-Libanês. Esse medicamento vai passar por uma bipagem para registrar sua entrada e depois será alocado no estoque do hospital e será dispensado para as demais farmácias”, explica o farmacêutico da entidade, Silvestre Feliciano.

Ele destaca que os principais benefícios desse projeto foram o aumento da segurança do paciente, admissão de resíduos sólidos administrados pela instituição e melhor logística da cadeia interna da estocagem de medicamentos do hospital. “A bipagem utilizada se dá via GS1 DataMatrix”, detalha.

A coordenadora da Farmácia do Hospital Sírio-Libanês, Lorena Guimarães, reforça a importância dessa ação para a segurança de todos os envolvidos. “Desde a entrada do produto até a chegada do paciente, sem nenhuma intervenção humana, conseguimos mais segurança e fazer o melhor para eles”.

Para mais informações, clique aqui.

NuRÓTULO – Vencedor Categoria Empreendedor

prêmio automação nurotulo

O NuRÓTULO, aplicativo que, entre outros benefícios, auxilia pessoas com restrição alimentar a identificar produtos indicados para seu consumo, surgiu da própria necessidade da fundadora, Maira Figueiredo.

“Com uma filha alérgica em casa, precisava saber o que continha nos rótulos. Então, tive a ideia de desenvolver um aplicativo capaz de ler os códigos de barras dos produtos e acessar as informações dos alergênicos. Essa solução é um selo de responsabilidade social”, conta.

O principal benefício ao escolher o QR Code Padrão GS1 para este projeto foi, segundo Maira, a infinita possibilidade de conversar direto com o consumidor final. “Com ele, conseguimos estar próximos ao consumidor final e ele, aumenta a confiança sobre essas informações com a indústria de alimentos”, analisa.

Para ela, o Prêmio Automação representa uma vitória em vários sentidos. “Com ele, mostramos para a sociedade o quanto uma camada imensa da população brasileira precisa saber o que está consumindo. E esse Prêmio é dedicado a essas pessoas”, finaliza.

Para mais informações, clique aqui.

Instituto Mauá – Vencedor Categoria Educação

prêmio automação instituto mauá

O Instituto Mauá de Tecnologia é uma instituição sem fins lucrativos com foco no fomento da tecnologia para a sociedade. O projeto “A embalagem inteligente de transporte de órgãos”, vencedor do Prêmio Automação 2024, visa não só criar um equipamento, mas também normatizar o processo de transporte de órgãos.

Um dos primeiros passos para garantir a segurança do processo foi a adoção do QR Code com o sistema GTIN, além do Digital Link. “Com essas soluções, conseguimos ter informações on-line da caixa via QR Code. Aliás, não só das informações da caixa, como do transporte em si e da temperatura dela. Tudo isso num sistema integrado que a GS1 propôs”, conta Fernando Martins, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Ele detalha que, no momento que a caixa entra no hospital, se a instituição apresentar uma antena de RFID, é possível ter mais um indicativo de que a caixa entrou no hospital ou no centro cirúrgico. “É algo construído para a sociedade e é o legado que deixamos”, conclui Martins.

Para mais informações, clique aqui.

Cupom Verde – Vencedor Categoria Sustentabilidade

prêmio automação cupom verde

O Cupom Verde é uma solução que substitui o cupom fiscal impresso em papel térmico pela via digital. “Nós consumimos muito mais bobinas de papel térmico do que imaginamos. O propósito do Cupom Verde é neutralizar o impacto dos papéis térmicos dos cupons fiscais da natureza. Dessa forma, promovemos sustentabilidade no varejo e economia”, justifica Gabriel Junqueira, Cupom Verde.

José Eduardo Cortegoso, gerente de marketing Rede Dalben, empresa que participou da ação, conta que foi registrada uma redução na compra de bobinas com uma economia de quase 30%. “O que percebemos por meio do app do Cupom Verde é que foram economizados mais de 1 milhão e 200 litros de água, assim como 200 litros de petróleo”, pontua.

O padrão escolhido neste processo foi o GTIN, que auxilia em uma série de outras informações, como a extensão do produto e o GS1 Digital Link. “Também teremos a possibilidade de uma série de desenvolvimentos no varejo, como a rastreabilidade do produto, controle de validade e tudo acessável também pelo cupom digital”, prevê Junqueira.

Para mais informações, clique aqui.

Nestlé – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

A Nestlé é a maior empresa de Alimentos e Bebidas do mundo, presente no Brasil há mais de 100 anos. “Estamos em 99% dos lares brasileiros”, constata o vice-presidente de Supply Chain da empresa, Marcelo Nascimento.

Para chegar nesse estágio e vencer o Prêmio Automação 2024, o pensamento estratégico da empresa com foco no consumidor é fundamental. “Quando o consumidor entra numa loja e não encontra o produto que está buscando, ou ele vai para outro ponto de venda, ou ele troca de marca. Então, fazer essa conexão de sell-in e sell-out era o grande desafio que nós tínhamos”, comenta o gerente de customer intelligence da Nestlé, Rafael Naschenweng.

E a automação foi aliada para otimizar esse processo. “Com a aplicação de Inteligência Artificial e estatística prescritiva, mais de 90 das causas raízes de ruptura nas lojas são identificadas de forma automática”, revela o diretor de customer supply chain da Nestlé, Patrick Faget.

O projeto, que rendeu o Prêmio Automação 2024, utilizou os padrões GS1 (GTIN e GLN) que, segundo Naschenweng, são fundamentais para esta ação. “Vencer o Prêmio Automação representa um orgulho muito grande para mim e toda a equipe, além de sucesso na execução em loja”.

Para mais informações, clique aqui.

Magalu – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

O Magalu é uma empresa de varejo fundada em Franca, no interior de São Paulo, há 67 anos. Hoje, ela conta com 1.500 lojas em todo o Brasil.

Pensando em garantir a qualificação dos produtos, o Magalu disponibiliza treinamentos e um tutorial para os sellers entenderam a importância do cadastro do padrão GS1 no momento de publicar os itens na plataforma de vendas Magalu.

De acordo com a coordenadora do Catálogo Digital do Magalu, Maria Amélia Portugal, foram muitos os ganhos efetivos com esse projeto, que rendeu o Prêmio Automação 2024. “Conseguimos aumentar o score dos nossos conteúdos em 20% e qualificar todo o nosso catálogo com ficha técnica, imagens e descrições. Tudo isso garante uma melhor experiência de compras para os nossos clientes”, afirma.

Para mais informações, clique aqui.

Grupo Carrefour – Vencedor Categoria Aplicação de Mercado

prêmio automação carrefour

O case do Grupo Carrefour Brasil que venceu o Prêmio Automação foi um projeto que envolve inovação e tecnologia, conforme descreve o gerente de qualidade da empresa, Fernando Merlin.

“Implementamos a modificação dos QR Codes que já tínhamos de rastreabilidade para o Código 2D com Digital Link da GS1. Nesse projeto, estamos trabalhando os produtos de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e produtos do PGC, que são da mercearia, em parceria com a PariPassu”, revela Merlin.

Cariel Oliveira, da PariPassu, aponta que é possível adicionar controles importantíssimos para essa cadeia, como data de validade e rastreabilidade. “Isso permite o uso dessas informações para um maior controle dos produtos e acesso do consumidor para informações tão importantes na hora de colocar os produtos na mesa das famílias”.

Merlin revela a sensação de vitória com este Prêmio. “Sentimos muito orgulho em recebê-lo porque está totalmente linkado com o nosso propósito”.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: GS1 Brasil
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br