TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Em 2010, NET aposta na Copa do Mundo e na banda larga popular
   
     
 


10/02/2010

Em 2010, NET aposta na Copa do Mundo e na banda larga popular
Lucro da operadora chega a R$ 736 milhões em 2009

Para o presidente da NET Serviços, José Felix, o ano de 2009 foi de grandes conquistas para a operadora, que começou o ano enfrentando os desafios da crise econômica e terminou com um lucro recorde, de R$ 736 milhões. Felix espera repetir o bom desempenho este ano e conta para isso com dois eventos: a Copa do Mundo (sem revelar números ele afirma que a NET é líder em alta definição no país) e com a banda larga popular. “Temos metas agressivas de crescimento para 2010, não vamos tirar o pé do acelerador”, afirmou Felix, na coletiva realizada hoje pela operadora para comentar os resultados do ano fiscal 2009.

Além da adesão, em dezembro, ao programa de banda larga popular do governo de São Paulo, a NET Serviços tem aumentado sua penetração na classe C, que contribuiu em parte para o crescimento da operadora em 2009, tanto em banda larga (crescimento de 30% na base, que encerrou 2009 com 2,882 milhões de usuários) quanto em TV paga (encerrou o ano com 3,690 milhões de assinantes, aumento de 20%). “A NET nasceu como uma empresa de elite e hoje está também na classe C”, comentou Felix. Segundo ele, a rede da NET ainda passa em regiões concentradas pelas classes A e B, mas está presente também em bairros da classe C, ainda não penetrados, e ele pretende crescer também nessas regiões.

“Fora isso, oferecemos internet popular com a mesma tecnologia usada para atender as classes A e B. Não há apartheid”, disse, numa provocação a Telefônica, que também aderiu ao programa da banda larga popular, mas não vai usar sua rede ADSL, do Speedy, para a oferta do serviço, que será comercializado apenas pela rede do Ajato, de pouca capilaridade, e por meio de tecnologia WiMesh.

Lucro da NET chega a R$ 736 milhões em 2009

A NET Serviços encerrou 2009 com lucro líquido de R$ 735,9 milhões, o maior já registrado pela companhia. A receita total foi de R$ 6,070 bilhões, um aumento de 25% em relação a 2008, quando atingiu R$ 4,853 milhões. No quarto trimestre de 2009, a companhia apresentou lucro líquido de R$ 306 milhões ante o prejuízo de R$ 76 milhões registrado no 4T08. A receita total foi de R$ 1,620 bilhão, alta de 21% em relação ao ano anterior.

A base de TV por assinatura fechou 2009 com 3,7 milhões de assinantes, alta de 20% em relação a 2008. Em banda larga, o crescimento foi de 30%, encerrando o ano com 2,9 milhões de clientes. Em telefonia fixa, a NET registrou 2,6 milhões de clientes em 2009, um aumento de 42% em relação ao ano anterior. As adições líquidas de assinantes de TV paga no trimestre foram de 44 mil clientes e de 619 mil clientes no ano. Já a banda larga adicionou mais 92 mil no trimestre e 664 mil no ano, um aumento de 30% na base. E o número de linhas de telefone fixo cresceu em mais 68 mil no 4T09 e 756 mil no ano, um aumento de 42% na base, na comparação com 2008.

O Ebitda (resultado antes dos juros, Imposto de Renda, depreciação e amortização) foi de R$ 1,2 bilhão, alta de 27% em um ano. A margem Ebitda ficou em 27%. O Capex foi de R$ 1,1 bilhão, o que representou um aumento de 10% em relação a 2008.

O endividamento bruto da NET, que inclui o valor do principal e dos juros, fechou o 4T09 em R$ 2,19 bilhões, um aumento de 25% em relação ao 4T08. A operadora esclarece que esse aumento é explicado principalmente pela emissão do Global Notes 2020 no montante de US$ 350 milhões. O endividamento de curto prazo representa 4% do endividamento total. A dívida líquida no 4T09 foi de R$ 1,183 bilhão, uma alta de 16% comparada a R$ 1,022 bilhão no 4T08.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Fatima Fonseca
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br