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CDL POA apresenta os principais insights da maior feira de varejo do mundo
   
     
 


25/01/2024

CDL POA apresenta os principais insights da maior feira de varejo do mundo
O PÓS-NRF 2024, realizado pela CDL Porto Alegre, na quarta-feira (24/01), reuniu as principais estratégias, insights e inovações que estão mudando os negócios ao redor do mundo

No Teatro da Unisinos, representantes do varejo gaúcho puderam conferir tudo que aconteceu na NRF (National Retail Federation) 2024, maior feira do varejo global que acontece anualmente em Nova York e teve sua 114ª edição finalizada no dia 16.01. 

A programação contou com Fabiano Zortéa, organizador da comitiva do RS aos EUA e coordenador estadual do Varejo do Sebrae RS; Gustavo Schifino, diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co e especialista em varejo e missões à NRF; e painel   mediado pela jornalista, fundadora e diretora da Daterra Studio, Gabriella Bordasch, e com os empresários participantes da missão: Lê Coconut, fundadora, diretora criativa e defranquias da CN COCONUT ; Fabi Nunes, capitã da NAU25 Ex/cola de Empreendedores e mentora de empreendedores e de negócios; Cristiane Boaretto, designer de moda e proprietária da Cris Boaretto Alfaiataria; e Vilson Noer, presidente do Conselho Deliberativo da CDL POA e presidente da AGV, membro do Conselho de Administração das Lojas Colombo. 

Na abertura do evento, o presidente da CDL POA, Irio Piva, destacou a relevância na realização do primeiro evento pós NRF 2024 no RS e possivelmente no Brasil, com a casa lotada – o teatro tem capacidade para 470 pessoas. Agradeceu aos parceiros Sindilojas POA e Sebrae-RS e aproveitou a ocasião para lançar a campanha institucional da CDL POA deste ano. 

Campanha institucional 2024 

Com o mote "Conexões que Transformam Negócios", a campanha reflete a essência da CDL Porto Alegre que é fomentar o crescimento dos negócios, promovendo conexões entre empresas, empreendedores, consumidores e a comunidade. A temática também se refere à importância das conexões que unem toda Rede de Entidades Parceiras à Boa Vista, uma empresa subsidiária da Equifax, enfatizando a transformação dos negócios, alinhando-se às tendências e necessidades atuais. 

Tendências 

A apresentação ‘Tendências Globais para o Varejo Local - Pós-NRF 2024’, com Fabiano Zortéa, abriu os trabalhos da noite destacando os cinco pontos principais da agenda do varejo 2024. São eles: Geração Z em foco (cliente e time); Inteligência Artificial na experiência do cliente; Ampliação da demanda híbrida; Resale (revenda), preloved (pré-amado) e circularidade; e Lojas menores, mais eficientes e de comunidade.  

Ao se aprofundar nos temas, Zortéa enfatizou o poder da comunidade formada a partir da missão do Sebrae-RS à Nova York, que reuniu mais de 2 mil participantes que receberam, via WhatsApp, mais de 170 conteúdos durante a viagem. O especialista em varejo utilizou a citação do atleta e empresário Earvin "Magic" Johnson “A forte concorrência me ajudou a chegar no topo” para iinciar sua fala e enfatizar o poder de alcance de uma comunidade. 

Painel 

O painel “Traduzindo os Conceitos da NRF 2024 para os Negócios Locais”, com empresários gaúchos e mediação de Gabriella Bordasch trouxe ao palco as experiências e percepções de empresários gaúchos que vivenciaram a experiência da NRF por mais de uma vez e como aplicarão os aprendizados aos seus negócios.  

A empresária Cristiane Boaretto deu destaque ao amadurecimento que obteve ao participar pela terceira vez da missão à Nova York: “Na primeira vez, quis fazer tudo, na segunda, vi o que poderia aplicar no meu negócio e, nesta terceira participação, vejo que estou no caminho certo”. Segundo Cristiane, o seu negócio não é sobre fazer roupas, mas sobre o que ela quer comunicar com a roupa.  O amadurecimento a fez colocar as pessoas no centro, e a ferramenta do WhatsApp é o foco da sua comunicação com clientes. 

Dos muitos insights que a empresária Fabi Nunes teve na NRF, um novo olhar para o vendedor foi um dos pontos destacados: “Há um novo olhar para o vendedor que é da Geração Z, a experiência de loja também mudou, o cliente busca novas formas de vivenciar o processo de compra”. Fabi apontou ainda a relevância para uma análise de dados mais aperfeiçoada e assertiva.  

Lê Coconut contou ideniticou em NY o que vai acontecer no varejo nos próximos 10 anos. A empresária destacou que a NRF focou muito nas temáticas das gerações Z e Alpha, mas que enxerga na “Economia Prata (50+)” um grande mercado em expansão.  

Vilson Noer não se recorda exatamente de quantas edições da NRFs participou, “provavelmente, esta foi a oitava”, diz. Em um parecer sobre o evento, enfatizou o fato de que se falou muito sobre as gerações Z e Alpha, entretanto não havia palestrantes destas gerações: “Era a geração X falando sobre a Z”.  Noer destacou a importância da loja física, decisiva para a manutenção do varejo. E os vendedores são o epicentro da estratégia: “Uma equipe bem preparada com metas, visão, direção e persistência”. Segundo o empresário, todos os dias a loja deve ser encarada como um teatro que deve encantar seu público.  

Os cinco takeaways 

Guga Schifino foi efusivo e preciso ao apresentar os cinco takeaways da NRF 2024: 

1 - Prepare-se para uma sociedade intergeracional, guiada pelos Alphas. 

2 - Adapte-se à Economia Circular 

3 - Trate cada loja como uma Flagship 

4 - Monetize a atenção que você já tem – Retail Media 

5 - Construa uma jornada unificada 

Guga destacou, ainda, a missão que coordenou à NRF 2024, com 150 relevantes empresários no mercado nacional, como o grupo Mulheres do Brasil, com nomes como Luiza Helena Trajano, dona da Magazine Luiza. “Uma experiência muito rica e intensa de troca e aprendizado”, como disse Guga Ao detalhar os cinco takeaways, o empresário mostrou que a Inteligência Artificial já faz parte da vida de todos e não há espaço para quem não se motive com as possibilidades infinitas da IA. Disse também que a geração Alpha “Está mais preocupada com o fim do mundo do que com as contas do fim do mês”, para eles, o que interessa é a jornada e não o destino e olhar para os Alpha é olhar para toda a pirâmide do consumo, pois eles têm influência e impacto no consumo de todas as gerações anteriores.  

Fonte: Imprensa CDL Porto Alegre
Autor: daniela.fragomeni@corecomunicacao.com.br
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Alves


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