TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
duas empresas se unem para atender o mercado de apartamentos tipo studio
   
     
 


17/11/2023

duas empresas se unem para atender o mercado de apartamentos tipo studio
Com projetos de arquitetura predefinidos e replicáveis

A solução arquitetônica Studio Perfeito é voltada para empreendimentos com grande número de unidades, garantindo aos compradores economia de tempo e de recursos. A iniciativa é da Interiore Marcenaria e da Íntegra Studio Arquitetura

O boom de lançamentos de imóveis do tipo studio em Porto Alegre já está influenciando o mercado, levando ao surgimento de novos produtos e serviços direcionados especificamente para atender a essa demanda. Um exemplo é o Studio Perfeito, iniciativa da Interiore Marcenaria e do escritório de arquitetura Íntegra Studio, que oferece projetos predefinidos e replicáveis, englobando a execução e instalação de toda a marcenaria necessária na otimização do espaço do apartamento. A economia estendida ao cliente vem principalmente do uso de tecnologia informatizada para o corte dos móveis e da aplicação em escala, visto que a solução foi desenvolvida para empreendimentos com grande número de unidades. Para se ter uma ideia do mercado, de acordo com o Sinduscon, em 2022, foram vendidos 1.453 estúdios em Porto Alegre, o que representa 30% do total de unidades negociadas no período, e é a maior fatia de vendas desse mercado. Já em dados de julho de 2023, os estúdios continuam a ser a preferência dos consumidores, representando 39% de todas as vendas de imóveis na capital durante o mês.

Economia de tempo e recursos

O projeto predefinido pode ser customizado com diversas opções de cores, acabamentos e mobiliários soltos, com valores finais variando entre R$ 60 mil e R$ 130 mil, o que equivale a uma economia de até 30% quando comparado ao custo de um projeto inédito, criado do zero. "O Studio Perfeito foi concebido com o intuito de otimizar tanto o tempo quanto os recursos financeiros do cliente final. Ele é resultado da percepção de um mercado com grande potencial, mas carente de soluções eficientes. Mas é importante reforçar que um projeto predefinido representa uma redução considerável de custos e de tempo de execução, e possui muito design, já que o layout é elaborado a partir da essência da arquitetura funcional, especialmente adaptada ao espaço reduzido dos ambientes", afirma Flávio Oliveira, arquiteto diretor da Interiore.

Grandes empreendimentos

Os studios dos empreendimentos Venâncio 777, da construtora Saute Mgus, e do The Arch, da Cyrela, já contam com projetos disponíveis, sendo que outros lançamentos significativos do mercado também estão sendo mapeados. Uma das vantagens comerciais da iniciativa está no fato de que os projetos são feitos por profissionais que estudaram detalhadamente as plantas e entendem as possibilidades de design para espaços que variam entre 25m² a 60m². Além da arquitetura e marcenaria, o Studio Perfeito abrange outros serviços, como instalações elétricas e de piso, acessórios para banheiro e cozinha, e itens de decoração, como cortinas, cadeiras e espelhos. Um software de realidade virtual permite que os clientes façam um "tour" pelo apartamento, proporcionando uma visão completa do projeto final, permitindo ainda reconfigurações do mobiliário.

"Estamos falando de um mercado considerável, que hoje conta com milhares de unidades disponíveis. Sabemos que os studios são frequentemente usados para investimento, locações de curto prazo, e uso de profissionais e estudantes em trânsito, sendo que outro público que vem aderindo aos studios são pessoas de mais de 70 anos que buscam um estilo de vida mais funcional. Um aspecto extremamente importante e, muitas vezes não percebido, é que essas unidades estão inseridas em estruturas com grandes áreas de uso comum, como rooftop, academia, lavanderia, bicicletário e serviços, que provêm conveniência e também socialização aos moradores. Quanto mais rápido as unidades estiverem disponíveis no mercado, melhor. Em tais casos, um projeto arquitetônico que otimize o espaço e ofereça as melhores soluções de uso faz toda a diferença", analisa Oliveira. 

Fonte: Prática Comunicação
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Ricardo Jaeger


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br