TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
InternetSul propõe isenção da cobrança de aluguel de postes em zonas rurais
   
     
 


17/11/2023

InternetSul propõe isenção da cobrança de aluguel de postes em zonas rurais
O projeto é considerado crucial para assegurar a inclusão digital dessas comunidades

A InternetSul, associação dos provedores de Internet do Sul com mais de 25 anos de experiência e mais de 170 membros, se reuniu com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Inclusão Digital do Rio Grande do Sul para discutir o projeto "Conecta Rural", focado em ampliar a cobertura de banda larga de alta qualidade para mais áreas rurais.

O projeto é considerado crucial para assegurar a inclusão digital dessas comunidades, mas o presidente da InternetSul, Alexandro Schuck, vê um empecilho: os custos proibitivos relacionados ao aluguel de postes em regiões remotas, que podem chegar a R$ 20,00 por mês por ponto de fixação.

"Esta barreira financeira, muitas vezes, impede o fornecimento de serviços em áreas de baixa densidade", destaca o presidente. "Como solução, propomos a implementação de uma legislação isentando a cobrança de aluguel de postes em zonas rurais", complementa.

Para impulsionamento do Conecta Rural, as Secretarias buscarão recursos para tornar as expansões viáveis, incluindo o pleito de liberação de linhas de crédito via instituições financeiras.

Além disso, as Secretarias também planejam empregar os recursos da Emater e da Fapergs para identificar regiões carentes de conectividade e incluí-las no projeto. Por sua vez, a InternetSul irá trabalhar na avaliação e indicação de áreas potenciais para a implementação de um projeto piloto.

Conforme Schuck, a escolha de provedores locais, em detrimento de grandes operadoras, é considerada essencial para garantir a rapidez no atendimento e a sustentabilidade das redes a longo prazo, visto que os chamados ISPs têm mais proximidade com as comunidades atendidas, prezando por um suporte e relacionamento mais atentos e dedicados.

"O encontro entre a InternetSul e as Secretarias marca um passo significativo na direção de uma maior inclusão digital e desenvolvimento tecnológico nas áreas rurais do Rio Grande do Sul", avalia Schuck. "É uma ação que prometen um futuro mais conectado e inclusivo para as comunidades rurais", finaliza. 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Gláucia Civa Kirch
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br