TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
STEMAC e SCANIA garantem autonomia energética à sede da Fecomércio-RS
   
     
 


19/05/2022

STEMAC e SCANIA garantem autonomia energética à sede da Fecomércio-RS
Com 2.100kVA em grupos geradores a gás natural

Equipamentos instalados no local permitirão baixas emissões de poluentes e geração de energia limpa, uma tendência cada vez maior no mercado

A STEMAC, maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, e a SCANIA, fabricante de motores a gás para atender os segmentos de energia, industrial e marítimo, estão garantindo um sistema de geração de energia seguro e autônomo na sede do Sistema Fecomércio-RS, a Casa do Comércio Gaúcho, com quatro grupos geradores que somam 2.100kVA de potência total instalada. Tendência na busca por soluções mais sustentáveis, os equipamentos são movidos a gás natural.

Com um investimento de mais de R$ 223 milhões, o espaço, localizado no bairro Anchieta, em Porto Alegre, conta com 37 mil metros quadrados e abriga a parte administrativa da federação, Sesc-RS e Senac-RS. O projeto foi pensado para agregar mais eficiência e inovação na condução de iniciativas e ações em favor do setor terciário no Estado.

“Além de imponente e sustentável, a nova sede ficou mais funcional, permitindo que os trabalhos de Sesc, Senac e Fecomércio sejam executados de forma ainda mais eficiente”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

O local possui a certificação internacional de Alta Qualidade Ambiental (Certificação AQUA), operando com energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas, o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de tratamento própria para 100% do esgoto produzido; lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, para drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; e sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, que possibilita a reutilização de 100% da água da chuva para o reabastecimento do prédio.

A STEMAC, acompanhando a tendência mundial de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, disponibilizou para o espaço a sua linha de grupos geradores que utiliza gás natural como combustível, com motores SCANIA de alto rendimento, que também podem operar com biogás ou biometano. 

“Garantiremos, com baixas emissões atmosféricas, autonomia energética a um complexo que atende a 23 milhões de empresas e que promoverá turismo social, lazer, educação e saúde. Os grupos geradores a gás da STEMAC são equipamentos absolutamente confiáveis, que permitem geração de energia de qualidade com baixíssimo impacto ambiental”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da STEMAC.

“Esta solução, muito profundamente estudada para atender todo o complexo da Fecomércio-RS com segurança, é uma tendência na busca por uma matriz energética alternativa ao diesel. Trata-se de um exemplo de negócio bem-sucedido. O gás natural ou o biogás trazem às empresas a possibilidade de cumprir alguns dos compromissos ambientais”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade e Potência da Scania no Brasil. “Temos tecnologia, produtos e serviços para atender as mais diversas demandas do mercado estudando caso a caso as necessidades dos clientes.”

Os quatro motores SCANIA são baseados no Ciclo Otto, do modelo OC16 071A, funcionam com ignição por faísca em mistura pobre, sistema de pressão zero, supressor de chamas e detector de vazamento de gás. Em termos de capacidade e configuração, são 16,4 litros em cada motor V8 com potência de emergência/principal de 525/477kVA em 60Hz, 1.800 rpm. Eles não são motores convertidos de diesel para o gás, foram projetados para combustão de gás, têm garantia de fábrica, alta tecnologia, durabilidade e desempenho consistente, além de serem muito silenciosos.

Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a SCANIA foi a líder na participação em motores para geração de energia no mercado. A empresa oferece modelos de motores estacionários para a linha industrial de 186 a 750 kW de potência, de 186 a 750 kW (marítimos de trabalho e lazer) e na geração de energia de 251 a 759 kW.

Um complexo sustentável

O complexo Fecomércio-RS conta ainda com auditórios, salas de reuniões completas para a realização de eventos externos, dois restaurantes, cafeteria, área verde, espaço de jogos, escola de educação infantil, academia e áreas de lazer para os mais de 500 colaboradores, distribuídos em uma torre administrativa com 9 pavimentos e um centro de convivência com 2 pavimentos, além de um estacionamento com 494 vagas para carros e motos e dez vagas para ônibus.

O prédio ainda recebeu um novo espaço, o da Lab Fecomércio -- uma incubadora empresarial dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para o comércio e serviços. Sua estrutura física, de mil metros quadrados, comporta cerca de 250 pessoas e dispõe de estúdio para fotos, gravação e transmissão de áudio e vídeo, salas de webconferência e locais para realização de apresentações.

Sobre a STEMAC

Maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, há 70 anos, a STEMAC projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento. São mais de 120 mil grupos geradores em operação, garantindo o suprimento de energia elétrica de forma permanente ou na falta/falha da concessionária local.

Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços de manutenção. As parcerias internacionais da STEMAC, garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.

A STEMAC foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade. Para maiores informações sobre a STEMAC, acesse o site.

Sobre a SCANIA 

A SCANIA é líder mundial em soluções de transporte e uma das principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Junto com parceiros e clientes, está liderando a mudança para um sistema de transporte e logística mais sustentável.

Com presença em mais de 100 países, fundada em 1891, conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo. Possui linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina, que permitem o intercâmbio global de componentes e veículos completos.

Em 2021, foram entregues globalmente 88.930 caminhões, 4.436 ônibus e 11.786 motores. A receita líquida da SCANIA alcançou mais de 146 bilhões de coroas suecas, sendo mais de 20% relacionados a serviços. A SCANIA faz parte do Grupo TRATON. Para mais informações sobre a SCANIA, acesse o site.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Diego Silva - Máquina CW
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br