TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Turnaround: a volta por cima das empresas em crise
   
     
 


03/05/2022

Turnaround: a volta por cima das empresas em crise
Artigo de Ângela Taufer*

Cedo ou tarde, muitos negócios poderão enfrentar dificuldades financeiras. E a depender do grau que essa crise alcançar, pode ser exigido um processo de recuperação judicial, obtendo um período para operar enquanto negocia com seus credores. Embora seja uma opção bastante conhecida, não é a única possibilidade para os negócios que buscam se reestruturar. Uma das alternativas disponíveis é uma literal volta por cima ou, como diz sua expressão em inglês, o turnaround.

Trata-se de um processo de recuperação de valor e da performance empresarial diante de um cenário de declínio, envolvendo uma mudança de rumo para recolocar o negócio no caminho do crescimento, reagindo e respondendo à sua realidade. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a companhia cresce mais rápido do que o esperado e começa a ter dificuldades para gerir operações e manter a qualidade dos serviços, ou quando sofre uma queda recorrente de receita e não consegue diminuir os custos, registrando prejuízos e deficiência na capacidade financeira.

Esse processo, no entanto, não se aplica a todas as empresas. Pela mudança profunda nas estruturas do negócio, é indicado somente para ambientes em crises severas e com um mínimo de estruturação. Na prática, são necessários esforços e ações enérgicas como enxugar os processos, gerar caixa rapidamente e fazer uma gestão tributária mais eficiente, diante de fatores como desvantagem competitiva, falta de liderança, redução de clientes e ausência de controles, entre outros. Para isso, existem consultorias especializadas — os turnaround managers — com conhecimentos específicos na área. Estes capitanearão a renovação das organizações, estabilizando suas operações e devolvendo-as à normalidade.

A transformação exige três pilares: primeiro, a reestruturação financeira, negociando com os credores e equacionando os problemas de balanço. Em seguida, a receita do negócio, revisando as fontes geradoras e onde será necessário focar ou limitar recursos, ou mesmo encerrar atividades. Por fim, a reorganização societária, buscando novos sócios investidores que possam injetar capital, estabelecer novas culturas empresariais e trazer energia para impulsionar a empresa num processo de alavancagem.

Os desafios de sobrevivência em meio à crise dependem de uma visão de negócios, planejamento e muita ousadia. E são nos momentos de caos que os grandes players costumam se destacar. Portanto, quando os sinais de alerta forem acionados, sua empresa deve buscar ajuda com profissionais especializados e qualificados para virar e ganhar esse jogo. O turnaround é uma alternativa eficiente, capaz de trazer resultados melhores num curto prazo de tempo — e devolver a companhia ao caminho esperado do crescimento.

*Contadora e consultora em Projetos de Reestruturação Financeira na Biolchi Empresarial

Fonte: Mariana Leal Trava Dutra
Autor: A autora
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br