TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
SINEPE/RS alerta para os riscos com a possível aprovação do homescholling no Congresso
   
     
 


28/04/2022

SINEPE/RS alerta para os riscos com a possível aprovação do homescholling no Congresso
Na primeira quinzena de maio, a Câmara dos Deputados deve votar em Plenário o projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar no Brasil, também conhecido como homeschooling

Segundo informações de parlamentares que acompanham o assunto, o relatório da deputada Luisa Canziani (PSD-PR) já está finalizado e disponível para votação em plenária. De acordo com notícias divulgadas na imprensa, o Governo teria fechado um acordo na Câmara para aprovação da proposta, visando os eleitores evangélicos.

Para o Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), os riscos para o desenvolvimento social e cognitivo dos estudantes é grande, se o projeto virar lei. “A ampliação das relações sociais proporcionada pelo ingresso da criança na escola contribui para o desenvolvimento da autonomia, da independência e impulsiona importantes avanços no campo das relações interpessoais e da socialização dos estudantes. Tudo isso contribui para a aprendizagem”, salienta o presidente da entidade, Bruno Eizerik.

Para o dirigente, a falta de qualidade das escolas, em especial da rede pública, assim como as preocupações morais e religiosas não devem ser justificativas para a criação de um projeto como esse. “Ignorar a existência da escola ao invés de tentar melhorá-la é um grande erro. Lugar de criança é na escola, pois é lá que se aprende a conviver, a se relacionar com crianças diferentes, com outros valores, com outra formação, e isto ajuda no crescimento enquanto indivíduo. As crianças aprendem que existe a diversidade e que o mundo não se resume a sua família. Tirar a escola da criança é privá-la de uma formação completa”, defende Eizerik.

Outro ponto questionado pelo dirigente é a qualidade do ensino oferecido. Mesmo com as regras que a proposta prevê – de que os alunos tenham que estar matriculados em escolas, que deverão avaliar anualmente esses estudantes e cobrar os conteúdos da BNCC – Eizerik acredita que a dificuldade na fiscalização e a operacionalização da proposta vai comprometer a qualidade da formação desse estudante. “Será complexa essa avaliação pela escola. Como uma instituição de ensino vai avaliar uma proposta pedagógica que não é sua? As chances de dar errado são muito grandes e os maiores prejudicados serão os estudantes”, pontua.

Fonte: Imprensa Sinepe
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br