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Associação Gaúcha de Supermercados - AGAS
   
     
 


23/04/2022

Associação Gaúcha de Supermercados - AGAS
Últimas notícias do setor

  Ranking Agas acontece na segunda-feira (25)

 

Ingressos para a festa seguem à venda no site da Agas. Foto: Cassius Souza

Após ter sua essencialidade comprovada durante a pandemia de covid-19, quando as lojas do segmento permaneceram abertas garantindo o abastecimento da população, o setor supermercadista gaúcho inicia a retomada dos eventos presenciais em Porto Alegre com a realização do tradicional prêmio Ranking Agas 2021, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados – Agas e marcado para as 20 horas da próxima segunda-feira (25), na nova sede da Fecomércio/RS, na Capital.

O encontro deverá reunir cerca de 600 convidados para distinguir os supermercados que mais se destacaram na pesquisa anual de desempenho promovida pela entidade – e que em 2020 não foi divulgada em virtude no momento adverso provocado pela pandemia. Ao todo, serão 40 prêmios – 33 homenagens às empresas, cooperativas e entidades do varejo destaques do ano e sete a personalidades, que receberão o novo Troféu Supermercador.

Confira os agraciados

Top 10 maiores: Cia Zaffari (Porto Alegre); Comercial Zaffari (Passo Fundo); Carrefour (Porto Alegre); Grupo Big (Porto Alegre); Unidasul (Esteio); Supermercados Andreazza (Caxias do Sul); Imec (Lajeado); Asun Supermercados (Gravataí); Master ATS (Erechim); Libraga Brandão (Santa Maria). Maior crescimento acima de R$ 2 bilhões: Comercial Zaffari (Passo Fundo). Maior crescimento R$ 1 bilhão a R$ 2 bilhões: Imec (Lajeado). Maior crescimento R$ 700 milhões a R$ 1 bilhão: Peruzzo Supermercados (Bagé). Maior crescimento R$ 500 milhões a R$ 700 milhões: Unisuper Formenton (Canoas). Maior crescimento R$ 200 milhões a R$ 500 milhões: Righi Supermercados (Sant´Ana do Livramento). Maior crescimento R$ 100 milhões a R$ 200 milhões: Makro Chuí (Chuí). Maior crescimento R$ 50 milhões a R$ 100 milhões: Rede Müller (Taquara). Maior crescimento até R$ 50 milhões: Mercado Brasco (Porto Alegre). Maior Empregador: Cia Zaffari (Porto Alegre). Maior crescimento de Contratações: Asun Supermercados (Gravataí). Destaque Cooperativa: Cotripal (Panambi); Cotrisal (Sarandi); Cooperativa Santa Clara (Carlos Barbosa). Maior Central de Negócios: Rede Super (Santa Maria). Central de Negócios com Mais Lojas: RedeFort (Novo Hamburgo). Destaque Sindical: Sindigêneros RS; Sindigêneros Santa Maria; Sindigêneros Canoas; Sindigêneros Caxias do Sul; Sindigêneros Farroupilha; Sindigêneros Pelotas; Sindigêneros Rio Grande; Sndigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari. Troféu Supermercador: Zildo De Marchi; Marcio Milan; Roberto Müssnich; José Paulo da Rosa; Eduardo Bonotto; Fernando Di Primio; André Vanoni de Godoy.

 

 

 

 

  Troféu Supermercador é a novidade na premiação deste ano

 

Marcio Milan, vice-presidente da Abras, será um dos homenageados

Novidade deste ano na premiação, o Troféu Supermercador foi criado para enaltecer a trajetória de personalidades que simbolizam o espírito comerciante que moldou a história do ramo supermercadista. “São sete lideranças em sua área de atuação que personificam a simbologia do mercador do setor de alimentos, por seu bom relacionamento, capacidade de formação de parcerias e atuação insigne em seu segmento”, explica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. A estatueta a ser entregue na noite desta segunda-feira (25) foi produzida pela artista plástica Ana Simone.

A pesquisa do Ranking Agas 2021 mapeou o desempenho de 226 empresas supermercadistas gaúchas ao longo do ano passado. As companhias avaliadas foram divididas em categorias, a partir do seu faturamento, garantindo equidade de competição para empresas supermercadistas de todos os tamanhos nos prêmios que distinguem os supermercados que mais cresceram. O evento da próxima segunda-feira (25) contará com apresentação do pianista Rodrigo Soltton.

 

 

 

  Setor supermercadista gaúcho teve crescimento de 3,49% em 2021

 

Foram criados 12 mil novos postos de trabalho

O estudo desenvolvido pela Agas através da pesquisa do Ranking Agas 2021 mapeou o desempenho do setor de supermercados no ano passado em todo o Estado. As 226 companhias avaliadas detalham que o segmento registrou um crescimento real de 3,49% em comparação a 2020, e que os supermercados gaúchos faturaram, juntos, R$ 44,7 bilhões em 2021 – respondendo por cerca de 7,6% do PIB gaúcho. Foram abertos pelo setor quase 12 mil novos postos de trabalho, atingindo a marca total de 124,2 mil trabalhadores diretos em 6,1 mil lojas de supermercados.

O tíquete médio de compras dos gaúchos cresceu acima da inflação, chegando a R$ 77,73, mostrando que o consumidor concentrou suas compras em menos visitas às lojas do setor. “As incertezas da pandemia reduziram o número de visitas aos supermercados, fazendo com que o consumidor concentrasse suas compras em menos dias na semana”, explica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

 

 

  Curso sobre comunicação interna é na quinta-feira

 

Formação será na sede da Agas, em Porto Alegre

Na próxima quinta-feira (28), o departamento de capacitação da Agas vai promover o curso “Comunicação interna: você está no controle?”. Orientado pela instrutora Cristina Porto, o aprendizado será realizado presencialmente em Porto Alegre, na sede da Agas (Rua Dona Margarida, 320 – Bairro Navegantes), com oito horas de duração, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui, com investimento de R$ 140,00 para sócios da Agas e de R$ 190,00 para não sócios.

Dentro do curso de comunicação interna, os alunos apreenderão: o melhor caminho para se comunicar com seu time; como fazer o seu time entender o que precisa ser feito e engajá-lo com o que você pediu; e a diferença entre informação estratégica e confidencial. Além disso, serão debatidos os canais adequados e o quanto os gestores conseguem ser assertivos na comunicação.

Mais informações sobre este e outros cursos da Agas em www.agas.com.br ou através do e-mail cursos@agas.com.br.

 

 

  Começa o segundo módulo da turma online do GES

 

A turma online do curso livre de Gestão em Supermercados – GES começou, nesta semana, o segundo módulo, que trata a respeito de gestão de pessoas. Entre as doze aulas com seis temas que serão abordados nesta etapa, o grupo já estudou, terça-feira (19) e quarta-feira (20), sob a orientação de Aurelise Braun, Gestão e liderança. E, na próxima semana, será desenvolvida Administração do tempo, imagem pessoal e comunicação interpessoal, com Angelita Garcia.

A turma presencial de Porto Alegre, por outro lado, ainda tem mais uma aula do módulo inicial, dentro do tópico administrativo. Após estudar Compras e negociação, comandado por Rogerio Machado, o grupo vai encerrar a etapa na próxima semana com Prevenção de perdas, contando com os conhecimentos do especialista Gustavo Fauth.

Saiba mais sobre o GES através do e-mail ges@agas.com.br ou do telefone (51) 2118 5200.

 

 

  Revista Agas tem editorial do seu presidente destacando as mudanças da sociedade

 

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, oferece as suas palavras de sabedoria bimestralmente na Revista Agas e na edição 359 o dirigente abordou o impacto das grandes mudanças que a sociedade vem sofrendo nos últimos anos com o impacto da pandemia e da guerra na Ucrânia, afetando diretamente o serviço oferecido pelos supermercados e pela Agas aos seus associados. “Temos passado nos últimos meses por algumas das transformações mais profundas que a humanidade já registrou nos mais diferentes campos da vida das pessoas”, começa Longo em seu editorial.

Diante das dificuldades que surgem, o dirigente destaca que novas oportunidades surgem para as empresas prosperarem. “E é justamente aí que entra o trabalho da Agas, que tem buscado diversificar canais e formatos de eventos para proporcionar crescimento, negociações e desenvolvimento para associados e fornecedores”, explica. Segundo ele, é a partir daí que a entidade trabalha na reformulação de seus eventos para oferecer dinâmicas e oportunidades de negócios inéditas. “Após retomarmos os cursos presenciais, estamos trabalhando na formatação de eventos com multidisciplinaridade, em que possamos ter momentos de lazer, de negócios e de aquisição de conhecimentos”, detalha, lembrando o Jantando com a Agas de Santa Maria, já realizado, o Rankin Agas, na próxima semana, a Convenção Regional de Farroupilha, que será em junho, e a Expoagas, confirmada para agosto, em Porto Alegre.

“A Agas quer estar aliada a todos os seus públicos para contribuir nesta construção, propulsando não apenas supermercados, mas também indústrias, distribuidores e produtores rurais, além de comércios de outros segmentos”, propõe Longo, no último parágrafo do seu editorial, que pode ser acessado gratuitamente na Revista Agas dos meses de março e abril clicando aqui.

Os anúncios na edição 360 da revista podem ser fechados até terça-feira (26). Na seção produtos, serão abordados arroz e molhos, temperos e condimentos. Além disso, uma das matérias especiais trará o do papel estratégico das marcas próprias. Saiba como anunciar através do telefone (51) 2118 5200 ou do e-mail comercial@agas.com.br.

 

 

  Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,26% no primeiro bimestre

 

O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro bimestre com alta de 2,26%, de acordo com o monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados – Abras. A comparação é com o primeiro bimestre de 2021. Após o início do ano com crescimento positivo – mas em ritmo moderado –, o indicador de consumo das famílias corresponde à estimativa do setor supermercadista, que prevê alta de 2,80% para 2022.

Na comparação com fevereiro de 2021, o crescimento do Consumo nos Lares foi mais expressivo, de 3,98%. Em relação a janeiro, o indicador recuou 0,90%. De acordo com a Abras, a queda é explicada pelo efeito calendário, ou seja, um menor número de dias em fevereiro quando comparado ao mês anterior. Todos os indicadores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

“O Consumo nos Lares foi positivo neste primeiro bimestre, ainda que diante de uma inflação elevada e da alta taxa de desemprego, destaca o vice-presidente Institucional da Abras Marcio Milan. Um dos fatores que, segundo Milan, tem contribuído para a manutenção do consumo das famílias é a consolidação de transferência de renda via programas sociais, como o Auxílio Brasil. Outra fonte de recursos que deve contribuir com o Consumo nos Lares nos próximos meses é o Saque Extraordinário do Fundo de Garantia – FGTS. Segundo o Ministério da Economia, serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para 42 milhões de pessoas que têm recursos no Fundo. O valor – de até R$ 1 mil – deve ser liberado entre abril e junho.

 

 

 

  Miller Supermercados, de Santa Cruz do Sul, tem novidade para os seus clientes

 

O Miller Supermercados, pensando sempre em oferecer inovação e opções para facilitar a vida dos seus clientes, traz para Santa Cruz do Sul, a máquina de processar suco de laranja na hora. As máquinas estão disponíveis nas quatro unidades do Miller: Independência, Centro, Verena e Arroio Grande. O cliente tem a experiência de produzir o seu próprio suco na máquina e em poucos segundos. A opção disponível é de garrafa de um litro. As laranjas usadas no preparo do suco são higienizadas e a casca não tem contato com o suco espremido, garantindo 100% de suco de laranja puro, natural e sem conservantes. Na cidade, até o momento, o Miller é a única rede de supermercados que oferece esse serviço.

Muito comum no dia a dia dos brasileiros, o refresco é, além de muito saboroso, uma fonte completa de nutrientes essenciais para a saúde. Rico em fibras, vitaminas A, B, C e E, além de sais minerais, fornece energia e hidrata. De acordo com a nutricionista do Miller Supermercados, Juliana Durante Schlesener Butzge, o suco de laranja também é um aliado importante para a diminuição dos riscos de anemia, porque auxilia na absorção de ferro.

 

 

 

  Vinícola Garibaldi tem o melhor espumante do Cone Sul

 

Eleito o melhor espumante do Cone Sul, o Espumante Garibaldi Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, chega ao consumidor com rótulo temático especial, alusivo ao reconhecimento internacionalmente conquistado. Bicampeão no mais prestigiado concurso de vinhos da América Latina, o chileno Catad’Or World Wine Awards, o Espumante Garibaldi Moscatel consagra de forma definitiva a qualidade referencial dos rótulos elaborados no Brasil.

O Espumante Garibaldi Moscatel é elaborado a partir de um blend de uvas Moscato – Branco e Giallo – pelo método Asti, cujo diferencial desse processo é a ocorrência de uma única fermentação em sua elaboração, realizada em tanques. Ele apresenta coloração clara com reflexos esverdeados, enquanto no olfato são percebidos aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel. Em boca, é suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante.

Sua harmonização é indicada no acompanhamento de frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês. E também vai muito bem na harmonização com os amigos. A bebida exulta jovialidade e frescor, sem esquecer das propriedades aromáticas. “Nosso moscatel tem por característica ser um produto adocicado, porém equilibrado. Há harmonia entre açúcares e acidez, tem leveza e aromas muito intensos e finos”, analisa o enólogo chefe da cooperativa, Ricardo Morari.

 

 

 

  Cooperativa Santa Clara comemora 110 anos lançando linha de queijos de búfala

 

O dia 10 de abril tem um significado especial para as mais de cinco mil famílias associadas e 2.218 funcionários da Cooperativa Santa Clara, localizada em Carlos Barbosa. Há 110 anos, 32 pequenos produtores rurais imigrantes europeus se uniram para fundar uma pequena queijaria que se tornaria a cooperativa de laticínios mais antiga em atividade ininterrupta do Brasil. No mês de aniversário, a Cooperativa amplia seu mix de produtos e lança a linha de búfala com os itens burrata em pote (150g), mozzarela cereja (150g), mozzarela forma (2kg) e mozzarela cereja em balde (1kg).  Os queijos de búfala apresentam qualidade sensorial e nutricional devido ao elevado teor de cálcio e vitamina A. Tradicionalmente são utilizados em pizzas tipo napoletanas, saladas e molhos caprese.

Ao longo desses anos, a Santa Clara criou produtos premiados que estão presentes no cotidiano de milhares de consumidores do Sul do Brasil. Atualmente, a Santa Clara produz 47 tipos de queijos em 98 apresentações.  A tradição em expandir e inovar segue em evidência, buscando a manutenção da liderança como a marca mais lembrada e preferida de queijos entre os gaúchos. Para isso, a Santa Clara amplia a capacidade em suas indústrias localizadas em Carlos Barbosa, Casca e Getúlio Vargas. “Nossos queijos são reconhecidos pela qualidade e tradição. Estamos sempre inovando em produtos e processos para atender as necessidades de nossos clientes, proporcionando novas oportunidades de consumo ao consumidor final, sem nunca esquecer que nossa força está na união das 5 mil famílias associadas”, destaca o diretor Alexandre Guerra.
 

 

 

 

  Neugebauer Hits: novas opções de produtos na caixa de bombons

 

Opção diferenciada para presentes, a caixa de bombons Neugebauer Hits está de cara nova, contando com a inserção do mais novo sucesso do portfólio da empresa, Mu-Mu Kids, que estará presente nos sabores morango e baunilha. O produto acompanha alguns dos principais nomes da marca como Amor Carioca, Stikadinho, Refeição, Love Me, Bib’s confeito e barrinha. A seleção foi pensada para que o consumidor aprecie de forma única e saborosa a atualização do mix.

Ao total, são 13 bombons por caixa, somando 200 gramas de chocolates em cada embalagem. Segundo pesquisa da Nielsen, atualmente cerca de 25% do volume de venda de chocolates é em caixa de bombom. “Neugebauer Hits é pensado para levar a melhor experiência de venda para os clientes e de compra para os consumidores, possibilitando que eles conheçam e experimentem mais opções da nossa linha de produtos, gerando a compra dos chocolates separadamente depois”, afirma o gerente de Marketing e Inovação da Neugebauer, Leandro Notti Laux.

 

 

 

  Olhando para o futuro, Languiru disponibiliza bolsas de estudos de até 50%

 

“Eu sou feliz demais aqui em casa e gosto de trabalhar com as vacas, o que hoje é mais fácil que no tempo dos meus avós”, afirma o jovem Marlon Franciel Schröer, de 22 anos. Ele reside com a família em Linha Morgenland, município de Teutônia, onde produzem leite e aves para a Languiru. O pai e o avô são associados, o mais “experiente” desde os anos 80. Na condição de dependente de associado, Marlon usufruiu de bolsa de estudos concedida pela Cooperativa e, entre 2019 e 2021, cursou Técnico em Agropecuária no Colégio Teutônia.

A qualificação levou em consideração a necessidade de sucessão na propriedade. “Sempre pensei em continuar na atividade, especialmente a produção de leite. O curso técnico é muito útil para o dia a dia, mostrando novas tecnologias, detalhes quanto à nutrição do rebanho e melhor aproveitamento das instalações”, avalia o jovem, que planeja investir em infraestrutura para incremento da produção.

A Cooperativa possui regimento interno específico que versa sobre assistência educacional com bolsas de estudos para associados, dependentes e empregados. O benefício contempla cursos técnicos, graduação e pós-graduação. A solicitação deve ser encaminhada junto ao Departamento Técnico da Languiru (quadro social) e Recursos Humanos (empregados). O benefício é de 40% do custo da mensalidade para graduação ou pós-graduação; e de 50% para curso técnico. Mais informações podem ser obtidas junto ao Departamento Técnico pelos fones 0800-645-3062 e (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176; e no Setor de Recursos Humanos, fone (51) 3762-5600, ramal 5764, ou e-mail graciela.rosa@languiru.br.

 

 

  Secretaria de Saúde de Porto Alegre alerta para a proibição da comercialização de lotes de produtos da Ferrero do Brasil

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, emitiu ofício no qual alerta para a proibição da comercialização, distribuição, importação e uso de lotes de produtos fabricados pela Ferrero do Brasil, solicitando a retirada dos produtos do comércio. A medida foi considerada devido a um alerta internacional de recolhimento dos produtos Kinder fabricados por Ferrero Ardennes S.A, de Arlon, na Bélgica.

Confira o ofício completo e os lotes que devem ser retirados de comercialização acessando esta nota no www.agas.com.br.

 

 

 

  Governo edita decreto que reduz alíquotas de produtos industrializados

 

O governo federal editou decreto que reduz as alíquotas de produtos industrializados relacionados na Tabela de Incidência do Imposto de Produtos Industrializados (TIPI). A medida altera decreto anterior, publicado no final do mês passado, que trata do mesmo tema. As alterações começam a valer a partir do dia 1º de maio.

De acordo com o governo, a medida publicada na quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), busca a adequação das alíquotas da tabela para este ano, em relação ao que estava estabelecido em decreto de 2017, “promovendo a manutenção da redução geral da alíquota do IPI em 25% para a maioria dos produtos.” O governo justificou a redução com o argumento de que a medida tem por objetivo estimular a economia, afetada pela pandemia de covid-19, para auxiliar na recuperação econômica do país.

Ainda de acordo com o governo, as mudanças representam uma diminuição da carga tributária de R$ 19,5 bilhões para o ano de 2022. Nos anos seguintes, a estimativa de redução será de R$ 20,9 bilhões para o ano de 2023 e R$ 22,5 bilhões para o ano de 2024. “Por se tratar de tributo extrafiscal, de natureza regulatória, é dispensada a apresentação de medidas de compensação, como autorizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: Agência Brasil.

 

 

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Presidência: Antônio Cesa Longo.

 

Vice-Presidência: Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, Ezequiel Stein, Patrique Nicolini Manfroi, Sérgio Zaffari.

 

Diretoria: Ademir Gasparetto, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Carlos Ely, Cláudio Schwerz, Jaime Andreazza, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Leonardo Taufer, Lindonor Peruzzo Jr., Manoel Ademir Pereira, Matheus Viezzer, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Raymundo Renero Beltrame.

 

Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Franck Müller, Jacinto Machado, Luiz Carlos Carvalho, Olírio Bortolon, Sandro Formenton.

 

Conselho Superior: Ademar Cappellari, Cláudio Ernani Neves, Lindonor Peruzzo, Ugo Dalpiaz.

 

AGAS Jovem - Presidência: Luiz Antonio Pereira.

 

Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.

 

Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.

 

Departamento Comercial: Gabriel Xerxenesky, Tiovana Bencke.

 

Departamento Jurídico: Edina Fassini.

 

Departamento de Capacitação: Fernando de Assis, Francisco Brust, Leandro dos Santos.

 

Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.

 

Jornalista (MTP 0019836/RS): Joaquim Oresko.

 

 

Fonte: Imprensa Agas
Autor: Francisco Brust
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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