TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pesquisa do SINEPE/RS aponta reajuste médio de 9,8% na mensalidade escolar
   
     
 


24/11/2021

Pesquisa do SINEPE/RS aponta reajuste médio de 9,8% na mensalidade escolar
Percentual está abaixo da projeção de aumento de custos das instituições, que é de 11,6% para 2022

O reajuste médio da mensalidade escolar no Rio Grande do Sul para 2022 deve ficar em 9,8%. É o que aponta a pesquisa realizada entre 21 de outubro e 5 de novembro pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), com 114 escolas associadas - o que representa 37% do universo dos associados neste nível. O reajuste ficará abaixo da projeção de aumento de custos das escolas para 2022, que é de 11,6%.

Além do custo com pessoal, principal item na composição da mensalidade escolar,  outros dois fatores que mais afetaram no orçamento das escolas foram o investimento em tecnologia e a adequação para o atendimento dos alunos no retorno às aulas presenciais. “Nossas escolas tiveram que fazer grandes investimentos para manter as aulas de forma híbrida (com uma parte da turma em casa e outra na escola), como a colocação de câmeras, por exemplo. Da mesma forma, todo o espaço físico precisou ser readequado em função das regras sanitárias. Para fazer essa adequação, a escola deixou de realizar outros investimentos e teve de cortar gastos, uma vez que tivemos um reajuste médio de 3,5% na mensalidade deste ano, enquanto o aumento de custos ficou em 10,9%”, justifica o dirigente. Eizerik lembra, ainda, que as escolas saíram de um período bastante complicado, que foi o ano de 2020, em que precisaram conceder descontos em função da pandemia e tiveram perda de alunos.

Em relação ao número de estudantes, a pesquisa mostra que 31,8% das escolas não tiveram perda durante a pandemia, 11,5% recuperaram seus alunos quando as aulas presenciais voltaram ainda no ano de 2020, e 19,5% recuperaram os estudantes neste ano. E para o próximo ano, 37,2% das escolas esperam recuperar os alunos perdidos durante a pandemia.

Fonte: Imprensa Sinepe
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br