TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
As vantagens de contar com cooperativas de crédito
   
     
 


17/09/2021

As vantagens de contar com cooperativas de crédito
Crescimento das cooperativas em todo o país mostra que mais pessoas têm descoberto seus benefícios

O cooperativismo tem se destacado nos últimos anos por sua contribuição expressiva na expansão do mercado de crédito no Brasil. Sua participação vem aumentando de forma consistente, tanto que, até 2019, havia 11 milhões de associados em cooperativas de crédito no país. No início de 2021, este número já alcançava 15,5 milhões de pessoas.

Mas, ainda há muitas dúvidas sobre as diferenças entre as cooperativas e as instituições financeiras tradicionais. Para esclarecer essa questão, a diretora superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, explica como funciona este sistema. “O primeiro entendimento importante que é preciso considerar é de que os cooperados são os donos e usuários da cooperativa. Participam de sua gestão, ao mesmo tempo em que usufruem de seus produtos e serviços. E, principalmente, que este modelo não visa lucros de terceiros, ao contrário de um banco, por exemplo, que tem o lucro de seus acionistas como principal interesse e indicador de sucesso”, explica.

Entre as principais vantagens da cooperativa de crédito, está o fato de as sobras serem distribuídas entre os associados de maneira proporcional ao uso dos serviços. Como o foco está no resultado financeiro de todos, os juros servem apenas para cobrir os riscos e manter a cooperativa saudável e sustentável. Além disso, há outros benefícios: melhores taxas, com retorno para a própria cooperativa e seus cooperados; rendimentos competitivos nos investimentos; uma carteira diversificada com conta corrente, cartões, seguros, consórcios, financiamentos – adaptados às necessidades de cada pessoa.

Isso sem falar do senso de participação. “Em um banco, você é apenas um cliente. São os acionistas que tomam as decisões, inclusive aquelas que afetam a sua vida. Em uma cooperativa financeira, todos têm direito a um voto na hora de decidir o que é melhor para a organização. Independentemente de quanto você movimenta ou dos serviços que usa, poderá fazer com que sua voz seja ouvida e considerada nas assembleias”, explica a diretora. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se tornar cooperadas e as condições de adesão podem ser consultadas diretamente em uma unidade da Unicred.      

Sobre a Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. A Unicred conta atualmente com quatro Centrais, 34 Cooperativas, 283 unidades de negócios e mais de 248 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional - Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte. A central possui 11 singulares, 103 pontos de atendimento, e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do Distrito Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Doizum Comunicações
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br