TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Esteio lança Ambiente Virtual de Educação Ambiental
   
     
 


16/04/2021

Esteio lança Ambiente Virtual de Educação Ambiental
Com recurso do Pró-Sinos, por meio do Edital de Mobilização Socioambiental, plataforma multimídia concentra conteúdos de sustentabilidade e está disponível ao público

Um centro de educação ambiental, com toda a riqueza de conteúdos e materiais sobre meio ambiente e sustentabilidade, ao alcance de um clique. Essa é a proposta do Ambiente Virtual de Educação Ambiental (AVEA) que a Prefeitura de Esteio lança nesta semana. O projeto foi desenvolvido com recurso do Consórcio Pró-Sinos, por meio da última edição do Edital de Mobilização Socioambiental.  

Acostumada a atender a comunidade escolar e todas as pessoas interessadas na preservação do meio ambiente em um espaço físico mantido até o ano passado, no Parque Galvany Guedes, a prefeitura trabalhou no projeto que tem como objetivo universalizar o acesso ao centro de educação ambiental. O site www.aveaesteio.com.br está no ar e reúne materiais didáticos, informações sobre sustentabilidade, vídeos, jogos e atividades pedagógicas. 

O projeto foi idealizado pela pedagoga Daniela Tomaz, que atualmente coordena a área de Educação Ambiental do Pró-Sinos. “Em razão da pandemia, mais do que nunca, faz sentido a proposta de uma plataforma que reúne conteúdo abrangente, promove o acesso à informação de qualidade e motiva a mudança de postura, para garantir a preservação do meio ambiente”, destaca Daniela. 

A temática do saneamento básico — pauta prioritária para o Consórcio Pró-Sinos — está contemplada no ambiente virtual. De maneira lúdica, Recicleiton e Seletícia recebem os visitantes, que encontram um espaço dinâmico e repleto de cor. Ao clicar em cada um dos ícones da tela, surgem assuntos relacionados à educação ambiental, como coleta seletiva, consumo responsável, bem-estar animal, além de desenhos para download, quebra-cabeças, vídeo e uma ecobrinquedoteca, que ensina a produzir brinquedos com material reciclável.  “É um instrumento muito rico. Uma plataforma que poderá ser utilizada em sala de aula, mobilizando a todos para que se tornem multiplicadores”, destaca Deise Poeta, assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Esteio. 

Daniela lembra ainda que no meio digital não existem limites de acesso, e os recursos estão disponíveis a todos. O conteúdo foi elaborado pela equipe de educação ambiental e por um desenvolvedor que criou o layout atrativo e favorável à aprendizagem. “Há uma infinidade de possibilidades. O ambiente ficou muito semelhante ao que tínhamos fisicamente. É lúdico e todos se sentem convidados à prática, utilizando o ambiente virtual”, finaliza Daniela. 

O edital

Para viabilizar o desenvolvimento de ações de mobilização socioambiental nos municípios consorciados, o Pró-Sinos lançou um edital de fomento a projetos voltados à prevenção e ao combate a danos ambientais na Bacia do Rio dos Sinos. Os recursos são provenientes do Programa de Prevenção e Monitoramento a Danos Ambientais da Bacia do Sinos, por meio da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), totalizando R$ 100 mil. Em 2019, oito municípios participaram do edital, com envio de 14 projetos de mobilização socioambiental. Desses 14 projetos, 11 foram classificados pela Comissão de Avaliação — seis deles foram contemplados, beneficiando quatro municípios, entre eles Esteio.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Roberta Schuler
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Ambiente Virtual Educação Ambiental Esteio. Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br