TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dia da Informática: profissional da área tem muito o quê comemorar
   
     
 


13/08/2020

Dia da Informática: profissional da área tem muito o quê comemorar
A pandemia e o novo modo de vida imposto pelo isolamento social deu ainda mais relevância aos especialistas da tecnologia

A partir de março deste ano o mundo deu um salto no tempo. A necessidade de estarmos conectados só cresceu e a tecnologia salvou o trabalho, a educação, o lazer, a vida social das pessoas. Para o profissional de TI essa nova realidade é muito positiva e o Dia da Informática, em 15 de agosto, tem muitas razões para ser comemorado . Com a realidade do home office, os profissionais de TI são imprescindíveis para que tudo ocorra como o esperado. Com a necessidade da economia e serviços não pararem, colaboradores de empresas do mundo inteiro estão acessando via internet, base de dados e servidores para exercer suas funções. “Imagine se em meio a uma transação financeira, finalização de compra ou solicitação de serviço o sistema alerta um erro...Este imprevisto fará com que processos sejam adiados ou até mesmo ocorra uma desistência de compra por um cliente”, afirma a docente do Senac Tech, Andressa Dellay Agra. 

Para que tudo ocorra bem e dentro do esperado, empresas estão investindo na contratação de profissionais da tecnologia da informação com a finalidade de prestar suporte a usuários, melhorar a segurança de dados de sistemas, desenvolver novos softwares e aumentar a infraestrutura tecnológica de servidores. “Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd) aponta que 14,5% das empresas tendem a ampliar a oferta de vagas no setor de tecnologia da informação, durante a pandemia. Além disso, um Estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostra que, até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil por ano, enquanto o número de formados chegará a 46 mil”, aponta Andressa.

A área de TI como um todo tem sido requisitada para atender às demandas desses tempos de pandemia, mas a docente elenca as que têm mais destaque e alta procura por profissionais:

  • Analista de suporte: este profissional possui a função de auxiliar usuários de sistemas na identificação e correção de problemas , além de prestar assistência à usabilidade do software e instalação de alguns programas necessários.
  • Profissional da área de segurança da informação: que tem o objetivo de analisar possíveis ataques à base de dados e servidores, além de planejar e executar contenção e recuperação de ambientes que já tenham sido afetados.
  • Especialista de infraestrutura e redes: profissional responsável por garantir o funcionamento de servidores, base de dados e redes da empresa.
  • Programador: profissional responsável por desenvolver softwares. 

Mesmo com a alta necessidade do mercado por profissionais da TI, a concorrência também é grande. Por isso, Andressa dá a dica para quem deseja ingressar na área: capacitação. “Ao futuro profissional da área de TI é de extrema importância possuir mão de obra especializada, ou seja, ter uma boa qualificação na área escolhida. Esta qualificação é adquirida através de cursos técnicos, graduação e cursos de extensão. Para se diferenciar no mercado de trabalho, além do profissional ter uma qualificação na área de TI, é muito relevante que o mesmo possua soft skills (competências), como boa comunicação, empatia, motivação, saber trabalhar em equipe, querer aprender novas tecnologias, entre outras”, finaliza a especialista.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor: bianca@usinadenoticias.com.br
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Senac-RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br