TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Procurações para Prova de Vida ao INSS
   
     
 


13/08/2020

Procurações para Prova de Vida ao INSS
Podem ser feitas on-line no 14º Tabelionato de Notas de Porto Alegre

Aposentados e pensionistas podem realizar o ato exigido para representação junto aos bancos por meio da plataforma on-line e-Notariado

Em razão da pandemia de COVID-19 e atendendo as recomendações do Governo Federal, aposentados e beneficiários impossibilitados de ir aos bancos para fazer a chamada Prova de Vida anual para recebimento da pensão junto ao Instituto Nacional do Serviço Social (INSS), agora, poderão realizar uma procuração a terceiro representante legal de forma on-line já disponível no 14º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, dispensando o comparecimento presencial na unidade.

A procuração pública, exigida pelo INSS para garantia e proteção dos rendimentos das pessoas idosas contra eventuais crimes, pode ser feita por meio da plataforma digital e-Notariado (www.e-notariado.org.br), mantendo-se assim os cuidados com o isolamento social das pessoas do grupo de risco, que motivaram o órgão público a autorizar o novo procedimento de representação sem cadastramento prévio.

A procuração pública, exigida pelo INSS para garantia e proteção dos rendimentos das pessoas idosas contra eventuais crimes, pode ser feita por meio da plataforma digital e-Notariado (www.e-notariado.org.br). Para isso, o cidadão precisa acessar o site e-Notariado ou o aplicativo para celular e solicitar a realização de uma videoconferência para coleta de vontade junto ao tabelião de notas, podendo assinar os documentos com o uso de um certificado digital notarizado, emitido gratuitamente pelo Cartório. Todavia, também é possível assinar o ato utilizando-se de um certificado ICP-Brasil, o mesmo usado para o envio da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

O envio de documentos, processo de assinatura e leitura do ato é feito de forma on-line na plataforma, que reúne todas as ferramentas necessárias para garantir a segurança jurídica do ato. As procurações instauram e descrevem os limites exatos dos poderes que o usuário solicitante quer passar a seu representante, sendo aconselhado a escolha de alguém de confiança da pessoa. Assim, mantém-se a certeza de que a pessoa escolhida para realizar a Prova de Vida não possa utilizar-se da procuração para outros fins.

Prova de Vida

O Instituto Nacional do Seguro Social autorizou os bancos a realizarem comprovação de vida para aposentados e pensionistas por representante legal que não esteja cadastrado no INSS, quando se tratar de beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos. Anteriormente, era necessário realizar o cadastro para atuar como procurador.

A regra vale por 120 dias e se aplica em casos de viagem, doença contagiosa ou impossibilidade de locomoção do beneficiário com mais de 60 anos. A medida tem como principal objetivo a proteção de aposentados e pensionistas, por causa da pandemia de Covid-19, mas exige a representação por procuração pública como forma de garantia jurídica e proteção aos aposentados e pensionistas diante do aumento de crimes patrimoniais contra pessoas idosas.

Procedimento obrigatório que tem como principal objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos, a chamada prova de vida tem que ser feita uma vez por ano na instituição bancária em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Quem não faz a comprovação no prazo, tem o pagamento bloqueado, suspenso ou cessado.

O 14° Tabelionato de Notas - está sediado na zona sul da cidade de Porto Alegre/RS e atua no segmento de Tabelionato de Notas. Dentre os nossos serviços destacamos as escrituras e procurações públicas, os testamentos, reconhecimentos de firma, autenticações, apostilamentos, atas notariais, inventários e partilhas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Gabriel Simões Costa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br