TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Covid-19
   
     
 


29/06/2020

Covid-19
PUCRS recebe doação da Unimed para produção de protetores faciais no Tecnopuc

PUCRS, através do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), recebeu uma doação do Instituto Unimed RS para a compra de impressoras 3D e insumos para a produção de protetores faciais para os profissionais e instituições de saúde e assistência social envolvidos no esforço de combate à pandemia. 

Desde março, o Tecnopuc Fablab, gerido pelo Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia), está produzindo protetores faciais e outros EPIs. A iniciativa integra um movimento do Tecnopuc de abrir seus laboratórios (Tecnopuc Fablab, Tecnopuc Crialab e Tecnopuc Usalab) para soluções inovadoras que combatam a Covid-19. As propostas recebidas são avaliadas por uma equipe técnica que identifica a possibilidade de atendimento nos laboratórios, envolvendo o Tecnopuc e o Ideia, que está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade (Propesq). Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link: bit.ly/labs_tecnopuc. Além da Unimed, a ação conta com parceiros como Projeto GRUTaurusStillGrendeneSengeBraskemLaerdal Medical, BIA e IBASE.

Segundo Flavia Fiorin, executiva do Tecnopuc e responsável pela gestão das demandas dos laboratórios, até o momento foram mais de 155 demandas da sociedade inscritas, cerca de 71 instituições atendidas e 30 em atendimento. “São solicitações de mais de 21 mil máscaras faciais, além de 18 solicitações de apoio ao desenvolvimento de produtos. Já entregamos aproximadamente 10 mil protetores faciais, entre os produzidos no Tecnopuc Fablab e as doações do Projeto GRE e Taurus. Estamos atendendo diversas instituições das áreas da saúde, sociais e de educação, como Hospital São Lucas da PUCRS, Inscer, Hospital de Pronto Socorro, residenciais geriátricos, entre outros”, conta Flavia.

O Diretor Administrativo do Instituto Unimed RS, Alcides Mandelli, reforça que a Unimed e seu Instituto estão sempre atentos à iniciativas que promovam o cuidado com as pessoas. “Esse é nosso propósito. Mas, especialmente neste contexto de pandemia, nosso papel é também ajudar a transformar a crise em oportunidades: de cooperação, de desenvolvimento e de inovação que gerem impacto positivo na sociedade”, afirma Mandelli. Além disso, ele salienta que a melhor forma de ajudar os profissionais de saúde que precisam de EPIs é através da cooperação com projetos que tenham amplitude de atuação, como o da PUCRS. “Ou seja, não é apenas a doação da máscara. Para nós, é sobre apoiar um projeto cujo processo, do início ao fim, é colaborativo, inovador, sustentável e que vai beneficiar os profissionais que, neste momento, estão na linha de frente, dedicando suas vidas a cuidar das pessoas”, destaca o Diretor Administrativo.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, acredita que a parceria e a doação permitirão ampliar e qualificar as ações do Tecnopuc Fablab. “Além de atender as demandas de novas impressoras 3D e insumos para produção e doação de protetores faciais, nos permitirão, no futuro, criar a segunda unidade do Tecnopuc Fablab no Living 360º, onde apoiaremos projetos e ações dos estudantes da Universidade, de todas as áreas do conhecimento. É uma parceria de duplo alcance, neste momento enquanto durar a pandemia, na produção de protetores faciais para as áreas de saúde e social, e após a pandemia, quando deslocaremos as impressoras 3D compradas para o novo Tecnopuc Fablab, apoiando ações junto aos nossos estudantes de graduação. A doação da Unimed terá um legado muito importante que nos orgulha. A Unimed já é uma parceria estratégica da Universidade em diversas frentes, na área assistencial (Hospital São Lucas e Inscer) e nas áreas de inovação (Tecnopuc, Biohub PUCRS e HealthPlus Innovation Center).  

Eduardo Giugliani, diretor do Ideia, explica que a parceria com a Unimed é muito relevante, pois é uma instituição reconhecida na capital e no estado, o que reconhece o esforço que a PUCRS, através do Ideia e do Tecnopuc, está fazendo na produção de equipamentos de proteção individual. “O recurso doado será substancialmente investido no Tecnopuc Fablab, laboratório que produz os equipamentos, principalmente na questão de insumos, na compra de componentes, e na compra de novas impressoras que, nos últimos três meses, estão funcionando praticamente 7 dias por semana, mais do que 20h horas por dia”, conta Giugliani.

A líder da área de Prospecção e Negociação do Tecnopuc, Daniela Eckert, que integrou a equipe do Parque responsável por realizar a parceria, comenta que é gratificante contar com parceiros como a Unimed neste momento único. “A parceria amplia nossa capacidade de atendimento às instituições sociais e da área de saúde. Cada protetor facial entregue representa a oportunidade de salvar mais uma vida”, frisa Daniela. Luis Humberto Villwock, Assessor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, participou da negociação inicial. “É uma parceria estratégica para o desenvolvimento de EPIs aos profissionais de saúde envolvidos no tratamento da pandemia. Nada mais justo e solidário do que contar com o apoio da mais importante cooperativa de saúde do estado para tal campanha”, explica Villwock.

Fonte: Tecnopuc
Autor: Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br