TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
A importância da comunicação em tempos de crise
   
     
 


22/05/2020

A importância da comunicação em tempos de crise
Artigo de Carlos Alberto da Silva Souza, docente do Senac Gramado

Os impactos causados pelos meios de comunicação altamente desenvolvidos como a Tv, satélite, internet, têm instigado mudança no estilo de conduta, maneiras, costumes e tendências das populações mundiais. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. O aumento destas impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental social e isso acontece porque todo o envolvido com essas tecnologias têm que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. E quando uma sociedade se encontra dentro de um cenário de crise, tais circunstâncias mostram quão importante é a comunicação neste contexto. 

Agora, tratando-se do mundo virtual, encontramos uma área infinita, para o livre tráfego de ideias e opiniões, criados pela internet e as redes sociais. Atrelado a esse espaço de atuação são concentrados fóruns de decisões instantâneas que enaltecem ou destroem reputações de forma implacável. Além do que, é totalmente possível se aproximar e conhecer pessoas legais para, no próximo clique ser alvos de bandidos ou se tornar vítimas de pessoas mal-intencionadas. 

As fake news, as conhecidas notícias falsas, se tornam um dos maiores problemas enfrentados e que chegam a comprometer fortemente as notícias confiáveis. E, para reforçar a importância da comunicação em tempos de crise, é necessário levar mais a sério o quanto uma informação falsa pode acarretar consequências desastrosas. Pois, se tratando de uma situação de emergência e, a exemplo da saúde pública, surge logo a comunicação de risco, que tem como objetivo, informar e conscientizar o público, especialmente quando há surgimento de alguma doença ou até epidemia. Por outro lado, uma informação falsa pode gerar pânico.

E-mail: cassouza@senacrs.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAC/RS
Autor: O autor
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Senac-RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br