TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Especialistas orientam sobre como manter a saúde mental e cognitiva na pandemia
   
     
 


14/05/2020

Especialistas orientam sobre como manter a saúde mental e cognitiva na pandemia
Bate-papo ocorreu por meio do canal do Sesc/RS no YouTube com dicas sobre como estimular a mente

Estimular a mente, aceitar a queda de produtividade e encontrar uma nova rotina estão entre as orientações sugeridas em uma live promovida pelo Programa Sesc Maturidade Ativa, que reuniu virtualmente mais de 1,3 mil pessoas na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, para falar sobre Saúde Mental e Cognitiva na Pandemia. O bate-papo foi transmitido ao vivo pelo canal do Sesc/RS no Youtube www.youtube.com/sescrs, onde segue disponível para visualização. 

Mediada pela psicóloga e professora da PUCRS, Rochele Paz Fonseca, a conversa com as também psicólogas Maila Holz Maila, doutoranda em Cognição Humana pela PUCRS, e Renata Kochhan, doutora em Medicina pela UFRGS, proporcionou muitas dicas e reflexões sobre os desafios vivenciados neste momento, principalmente, pelos idosos. De acordo com as especialistas, é preciso buscar o autoconhecimento para entender suas emoções e, dessa forma, encontrar meios de minimizar os sentimentos ruins. “Resiliência é a palavra que se encaixa neste cenário, na medida em que assumimos o que estamos sentindo e pensamos no que é possível fazer agora”, explica Rochele, que complementa que todos estão diferentes de seus padrões de produtividade e concentração e que é preciso aceitar isso para que não haja uma cobrança de normalidade diante desse cenário.

Manter o contato social, mesmo que neste momento de forma virtual, foi destacado pelas psicólogas. Para os idosos, isso se torna ainda mais importante, por estarem mais isolados nesses meses por serem considerados grupo de risco. Conversas frequentes por vídeo-chamadas ou até mesmo vídeos gravados dos netos e familiares contando sobre o dia ou recordando momentos são boas alternativas. “Esses diálogos trabalham a memória, o lado afetivo e o emocional, além de criar uma lembrança positiva atual”, afirma Maila. Além disso, atividades que estimulem o corpo e a mente são indicadas -não apenas para essa faixa etária - como aprender uma nova habilidade ou aprimorar alguma antiga. “É importante buscar algo que você goste de fazer para desenvolver novas funções e habilidades para mexer com a reserva cognitiva”, conta Renata. Alguns exercícios que podem ser feitos para manter a mente ativa são leitura, escrita, atividades manuais, soletrar palavras, jogar “stop” e palavras cruzadas, por exemplo. 

Estabelecer uma rotina dentro das possibilidades de cada um também é essencial e, para manter o foco, Maila orienta intercalar afazeres prazerosos com os menos desejados. “Há um indicativo de que houve um aumento de 10% nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse durante a pandemia. Para se adaptar melhor ao momento, é importante ter um planejamento das atividades do dia e utilizar técnicas de relaxamento com respiração profunda nas situações de aflição”, destaca. Porém, as profissionais alertam: é preciso ter cuidado para não sobrecarregar a mente e o corpo com muitas atividades: “nosso cérebro também precisa aprender a não fazer nada”, finaliza Rochele.  

Confira abaixo algumas dicas:

- Estabelecer uma rotina dentro das possibilidades atuais e manter ela flexível 

- Alternar atividades mais prazerosas com as menos satisfatórias

- Manter o contato social, mesmo que de forma virtual

- Manter a prática de exercícios e atividades de relaxamento

- Compreender o momento e adaptar as metas

- Praticar exercícios que estimulem a mente (leitura, escrita, atividades manuais, soletrar palavras, jogar “stop” e palavras cruzadas)

- Em momentos de estresse e aflição, fazer respiração diafragmática (Inspirar por três segundos enchendo a barriga de ar, segurar o ar por três segundos e expirar em seis segundos durante um ou dois minutos)

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br